Topo

Apelações da Record contaminam “Mais Você” e “Jornal Nacional” da Globo

Mauricio Stycer

24/03/2016 10h53

maisvoceirmaos2

Quem assiste ao "Domingo Show" ou ao "Programa do Gugu", ambos da Record, está acostumado a ver, toda semana, "histórias de superação", reencontros de parentes há anos sem se ver e dramas médicos de todos os tipos. A forma de apresentar estas situações é parecida: música melodramática, muito suspense e pequenas mentiras para surpreender o alvo da homenagem.

Esta semana, dois programas da Globo deram a impressão de terem buscado inspiração no show de apelações de Geraldo Luis ou de Gugu Liberato.

jnliliatelesNa segunda-feira (21), a repórter Lília Teles contou ao publico do "Jornal Nacional" que "inventou" uma história para levar um entrevistado, que estava desempregado, ao encontro de seu futuro patrão. A reportagem testemunhou o momento em que Flavio recebe uma proposta de emprego e, emocionado, telefona para a mulher e conta o que aconteceu. "Não é todo dia que a gente tem a chance de contar uma história tão bonita quanto essa", concluiu William Bonner, quase tão compungido quanto Gugu costuma ficar.

maisvoceirmaosJá na quarta (23), foi a vez do "Mais Você" promover o encontro de três irmãos que não se viam havia 30 anos. "Depois de saber desta história, que deixou todo mundo emocionado aqui, a nossa produção não tinha outra coisa a fazer senão ir atrás deles", contou Ana Maria Braga. A coisa foi tão longa, que Louro José chegou a pedir para a apresentadora parar de "enrolar". Como Geraldo Luis sempre faz, também foram contadas pequenas mentiras para aumentar a surpresa dos irmãos. "Aguenta coração", pediu Ana Maria.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.