Tipos de Leitor: o “No Mundo Inteiro É Assim”
Retomo esta série dedicada aos leitores que freqüentam este e outros blogs para falar de um tipo que aparece sempre que faço uma observação sobre programas baseados em formatos estrangeiros.
Ele tem surgido bastante aqui no blog neste início de ano por conta de observações minhas sobre "MasterChef Brasil", da Band, e "The Voice Kids", da Globo. É um espectador com acesso à TV paga que já viu outras versões deste programa.
Neste domingo, por exemplo, propus que, em vez de apresentar crianças de 9 a 15 anos, o concurso musical poderia ter uma versão para pequenos e outra para adolescentes. Eles, então, reapareceram no blog para me recriminar e avisar que o "The Voice Kids" não pode mudar: "No mundo inteiro é assim".
Por seu conhecimento (já assistiu a várias versões do concurso), o leitor avalia que as emissoras têm a obrigação de fazer cópias idênticas do formato original. Se faço alguma restrição sobre o desempenho dos jurados do concurso de gastronomia, eles gritam: "No mundo inteiro é assim".
Se reclamo que o "Cake Boss", da Record, é um concurso de esculturas (quem faz o bolo maior e mais enfeitado) e não de gastronomia, ele não entra no mérito do comentário. Apenas me lembra: "No mundo inteiro é assim".
O leitor tem sempre razão, mas preciso lembrar que o fato de o formato já ter sido testado em outros países não significa que seja perfeito. E que outros espectadores não tenham o direito de reclamar ou fazer sugestões.
A série Tipos de Leitor é publicada, sem periodicidade fixa, desde 2011. Estou tentando descrever em textos curtos alguns personagens típicos, que ajudam a tornar a blogosfera e a tuitosfera mais divertidas. Aguardo sugestões para outros textos.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.