Topo

Diretor explica frase de Gugu e diz que não houve ingratidão com Silvio

Mauricio Stycer

03/04/2016 12h40

O agradecimento de Gugu Liberato a Boni, exibido na noite de sábado, no "Programa da Sabrina", deu margem a um mal entendido, na visão de Homero Salles, que dirigiu o apresentador por muitos anos.

A frase de Gugu que causou enorme comoção foi: "Quem me proporcionou a maior mudança na minha vida foi o Boni, a quem eu devo a minha carreira". Para muita gente, o comentário revelou ingratidão com Silvio Santos, patrão de Gugu por mais de três décadas.

guguesilvioSegundo Salles, a frase de Gugu deve ser entendida no contexto da época. O convite de Boni para que ele trocasse o SBT pela Globo acabou dando novo impulso à trajetória do apresentador dentro da emissora de Silvio Santos. "Graças a ele, Boni, a sua carreira tomou um novo rumo, com maior visibilidade, rendimentos e prestígio", escreveu Salles em sua página no Facebook.

Gugu também publicou em suas redes sociais um esclarecimento, na mesma linha do feito por Salles. "Minha referencia a gratidão que tenho pelo Boni, deve-se à grande 'virada' na minha carreira", escreveu. "Porém devo também esclarecer que por outro lado, a minha gratidão pelo Silvio Santos será eterna. Silvio Santos não foi somente um patrão, mas sim um padrinho que Deus colocou em minha vida", afirmou Gugu.

Veja abaixo a mensagem de Homero Salles na íntegra:

Estou pasmo lendo uns comentários totalmente equivocados sobre a declaração que o Gugu fez ontem no programa da Sabrina… Estão dizendo que ele é ingrato ao Silvio Santos por ter dito que deve a "carreira" ao Boni… Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa…

Gugu fazia um programa exitoso , que tive a honra de dividir a criação e direção com uma diretora argentina , Nelly Raymond, um programa simples , que apesar de obter altos índices de Ibope , passava de sábado a noite, numa época em que Silvio Santos dominava o domingo…

Domingo esse que era o sonho de consumo de dez entre dez apresentadores de televisão. Eis que surge um convite de ouro , do Boni, para ele trabalhar aos DOMINGOS na Rede Globo… convite irrecusável pois todo profissional anseia progredir na carreira que abraçou…

Neste ínterim, Silvio Santos passava um mau momento, com uma suspeita de doença grave em suas cordas vocais e estava com receio de ter de parar de apresentar o programa dominical.

Procurou o Gugu , pediu para que ele não saísse da emissora e entre os argumentos , colocou para o Gugu a grande responsabilidade que tinha de dar uma solução de continuidade pelo compromisso que havia com milhares de funcionários, caso parasse de fazer o programa e com isso prejudicasse a propaganda dos produtos Baú da Felicidade e Telesena…

Gugu ficou sensibilizado e abriu mão de uma grande quantia em dinheiro e o prestígio de trabalhar na emissora numero um do Brasil…se sacrificou para atender o pedido do Silvio…

Mas com isso, Silvio Santos, por gratidão a esta lealdade do Gugu, abriu espaço para ele ter seu próprio programa aos domingos no SBT…o Cidade X Cidade que também tive a honra de dirigir….treinando-o inclusive para uma eventual sucessão…

Portanto, quando Gugu se referiu ao Boni, acredito que o que ele quis dizer foi que , graças a ele, Boni, a sua carreira tomou um novo rumo, com maior visibilidade, rendimentos e prestígio .

guguhomeroGugu NÃO É INGRATO, sou a prova viva disso por estar trabalhando, dirigindo e tendo sua amizade desde 1979/80…ele é muito generoso e grato as pessoas que o auxiliaram no início da carreira….Imagine então pelo Silvio…

Sei da sua admiração, que também compartilho, pelo Silvio Santos, um homem e patrão excepcional que tenho certeza tem um carinho muito grande também pela lealdade e desprendimento que o Gugu demonstrou lá atras , quando isso foi solicitado por ele….

Espero que entendam , pois o certo é o certo, não é o errado e nem o duvidoso…."

E aqui, o esclarecimento de Gugu Liberato:

"Hoje li no UOL sobre minha participação ontem no Programa da Sabrina, onde o foco é meu reconhecimento ao Boni (ex diretor da Globo), que me contratou no final dos anos 80 para lá trabalhar.

Quero esclarecer que houve um mal entendido. Minha referencia a gratidão que tenho pelo Boni, deve-se à grande "virada" na minha carreira, pois foi através dele que fui alçado à ter um programa aos domingos na TV brasileira, na época o grande sonho de todos os apresentadores.

Porém devo também esclarecer que por outro lado, a minha gratidão pelo Silvio Santos será eterna, pois foi através dele, pelas suas mãos, que tive a minha grande chance de trabalhar em televisão, aprendendo com ele e tendo a oportunidade de apresentar o meu primeiro programa de auditório que foi o Viva a Noite.

Silvio Santos não foi somente um patrão, mas sim um padrinho que Deus colocou em minha vida e por isso meus sentimentos por ele e por tudo que fez por mim não poderiam jamais serem descritos em apenas uma frase.
Silvio está muito além de qualquer homenagem televisiva."

Veja também
Após 35 anos com Silvio Santos, Gugu diz que deve a sua carreira a Boni

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.