Gravado e com novo diretor, Xuxa perdeu audiência e não venceu mais o SBT
Na guerra pela vice-liderança, algumas das disputas mais interessantes se dão entre os programas de auditório de Record e SBT.
A emissora de Edir Macedo tem levado boa vantagem aos domingos (com "Domingo Show" e "Hora do Faro") e às quartas (com Gugu). Já o canal de Silvio Santos encontra consolo às segundas, com Ratinho e "Máquina da Fama".
Maior contratação da história recente da Record, Xuxa tem sido derrotada com grande freqüência pelos dois programas do SBT. Desde a estreia, em 17 de agosto de 2015, foram 36 programas – em 29 deles, a ex-rainha dos baixinhos deixou sua emissora em terceiro lugar e em sete ficou na vice-liderança.
A ansiedade com o desempenho do programa, tanto por parte da apresentadora quanto da Record, já produziu duas mudanças drásticas. Desde o final de janeiro, a atração deixou de ser ao vivo e trocou de diretor. Mariozinho Vaz, que havia deixado a Globo para comandar Xuxa, foi substituído por Ignácio Coqueiro, então diretor de "A Hora do Faro".
Os números de audiência mostram que as alterações não surtiram efeito. Ao contrário. A audiência caiu. Com Vaz, Xuxa registrou 6,9 pontos de média enquanto o SBT, na mesma faixa horária, alcançou 7,8. As sete vitórias da apresentadora ocorreram neste período. De 24 confrontos, o SBT venceu 17 vezes.
Com Coqueiro, desde 8 de fevereiro, Xuxa permanece na terceira colocação por 12 semanas seguidas, com 6,13 de média – uma queda de 11% em relação ao período dirigido por Vaz. Já o SBT segue na vice-liderança, sem alterar a sua média, de 7,8.
A troca de diretor implicou em algumas poucas mudanças no programa – alguns quadros novos e o esforço de exibir convidados com forte apelo popular, como Eduardo Costa e Wesley Safadão. O culto à própria apresentadora permanece como uma marca da atração.
Estamos falando de pouco mais de oito meses de programa, o que não é muito tempo em televisão. Xuxa ainda tem muita coisa para experimentar e testar na busca para ampliar o seu público. O que pesa, justamente, é a ansiedade por audiência, justificada pelo peso de seu nome e dos valores envolvidos na sua contratação.
Resta à Record saber administrar estas derrotas e tentar encontrar um caminho para a apresentadora.
Veja também
Dez sugestões para Xuxa sair da lama
Record vence SBT no ibope em quase todos programas de auditório
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.