'Arliza' ou 'Joliza'? Fã-clubes de casais impulsionaram “Totalmente Demais”
Toda comédia romântica que se preze tem um bom casal para o público torcer. O roteiro básico prevê alguns passos obrigatórios: eles se conhecem, se apaixonam, vivem um lindo amor, mas logo surge algum vilão para atrapalhar e colocar pedras no caminho.
No caso de uma novela, os problemas costumam se estender até o último capítulo, quando os dois, finalmente, conseguem superar os obstáculos, se beijar e viver felizes para sempre.
"Totalmente Demais", o maior sucesso de uma novela das 19h30 da Globo desde 2012, promete um final deste tipo, no dia 27 de maio. A história deve terminar com um beijo da heroína, Eliza (Marina Ruy Barbosa), no seu príncipe encantado. Ou melhor, em um de seus dois príncipes encantados.
Não chega a ser novidade este arranjo, mas Rosane Svartman e Paulo Halm, os autores da novela, foram especialmente bem-sucedidos na construção dos dois personagens que disputam o coração de Eliza.
O publico está claramente dividido. Parte deseja que o último beijo da jovem seja em Jonatas (Felipe Simas); a outra parte quer ver a heroína nos braços de Arthur (Fábio Assunção). Um representa o primeiro amor, puro e sem segundas intenções; o outro é o homem vivido, que transformou e foi transformado pela moça ingênua.
Nesta época em que as redes sociais repercutem e ajudam a impulsionar programas de televisão, conseguir emplacar dois casais em uma mesma novela é um feito e tanto. Quem percorre o Twitter ou o Facebook vê como os fã-clubes se dividem, "shipando" com paixão "Arliza" e "Joliza".
Com quem Eliza deve ter seu final feliz em "Totalmente Demais"?
Resultado parcial
Total de 66180 votosChamado de "shipar", o ato de juntar sílabas dos nomes dos personagens, para designar os fã-clubes, é o efeito mais visível do sucesso de uma história romântica. Abrasileirado, o verbo deriva da palavra "relationship" (relacionamento).
Seja com quem Eliza ficar no final, "Totalmente Demais" deixa a lição de que não basta apenas reciclar histórias conhecidas para emplacar uma novela de sucesso. A fórmula é mais complexa. Mesmo sem um pingo de inovação, a novela de Svartman e Halm conseguiu oferecer um entretenimento acima da média – e ainda vai deixar parte do público com o coração partido.
Veja também
"Trama não precisa mais do concurso", dizem os autores de Totalmente Demais
Totalmente Demais deixa conto de fadas de lado e aposta em tramas soturnas
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.