De volta aos primórdios da TV, emissora vende nome de programa a uma marca
Inaugurada em 18 de setembro de 1950, a TV no Brasil começou de forma precária, sem conhecimento e profissionais em número suficiente para dar conta da tarefa complexa de colocar programas no ar.
Agências de publicidade americanas, com filiais no país, ajudaram nos primeiros tempos, criando e desenvolvendo programas ao gosto de seus clientes.
O mercado publicitário também teve força e influência para garantir que uma série de atrações portasse no título a marca dos patrocinadores, como "Repórter Esso", "Gincana Kibon", "Teatrinho Trol", "Sabatina Maisena", entre muitos outros.
Seja pela venda descontrolada de espaços publicitários, seja pela exibição ao vivo dos comerciais, a situação costuma ser descrita como caótica nestes primeiros tempos. Para quem tiver interesse em saber mais sobre o assunto, sugiro a leitura de "O Campeão de Audiência", autobiografia de Walter Clark (1936-1997).
Fiz esta introdução para comentar a informação de que a RedeTV! vendeu o nome de um programa para um anunciante. A partir de agora, e até 2019, o game show apresentado por Marcelo de Carvalho se chamará "Mega Senha Sidney Oliveira". A emissora não divulgou os valores envolvidos na transação.
A marca já era anunciante do programa. Agora, além de batizar a atração, também será tema de perguntas. Semanalmente, haverá a "Pergunta Sidney Oliveira", na qual as palavras a serem adivinhadas pelos participantes estarão relacionadas aos produtos.
É verdade que Silvio Santos também faz isso com sua linha de cosméticos. Mas não é um bom parâmetro de comparação. O dono do SBT, como se sabe, sempre entendeu a televisão como um meio para vender os produtos das suas empresas.
Transformar um programa em um outdoor, como está fazendo a RedeTV!, passa a impressão de um retrocesso, uma volta aos primórdios da televisão. Uma das campeãs em venda de horários para terceiros (igrejas, associações e marcas), a emissora sinaliza com esta volta ao passado que está sentido na pele a crise econômica pela qual o país está passando.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.