Topo

Grosseria de Galvão e gafes de Huck marcam transmissão desastrada

Mauricio Stycer

04/07/2016 10h47

galvaobueno2016Jogo mais esperado da Eurocopa, o encontro entre Alemanha e Itália (02) levou a Globo a mexer em sua grade, antecipando o horário do "Caldeirão do Huck", e a escalar a sua maior estrela, Galvão Bueno, para a narração. Apesar do esforço, infelizmente, não foi uma tarde boa para a emissora.

Antes mesmo de a partida começar, em contato com Galvão, ao vivo, Luciano Huck falou da sua alegria em encurtar seu programa para a Globo mostrar "Portugal e Polônia". Corrigido pelo narrador, desculpou-se: "Desculpa, perdão, tô bem louco aqui, hein?"

Mal a transmissão teve início, Galvão e Caio Ribeiro falaram da importância do jogo, reunindo duas equipes vencedoras de quatro Copas do Mundo cada. Ex-jogador da Inter de Milão e do Napoli, o comentarista não disfarçou para quem torceria: "Galvão, nem me pergunte para qual (seleção) será a minha torcida". Ao que o narrador mandou: "Você não está aqui para torcer, está aqui para comentar."

Imagine se Caio respondesse a grosseria no mesmo tom: "Você também, Galvão, não está aqui para torcer, mas para narrar". Como todo mundo está cansado de saber, o "vendedor de emoções" Galvão Bueno é frequentemente muito mais torcedor do que narrador – e esta é a maior diversão que há para quem vê os jogos em ele que atua.

A certa altura, o narrador entrou em contato com Luciano Huck e convidou o apresentador a também comentar o jogo, "comigo e com o Arnaldo". Rapidamente, corrigiu-se. "Comigo, com o Caio e o Arnaldo".

Apresentado como "comentarista-torcedor", Huck declarou torcida pela Itália. Pouco à vontade na função, disse: "Gosto de jogo sofrido, Galvão, então se for para pênalti eu vou gostar".

Durante a disputa de pênaltis, Galvão mostrou o velho e bom estilo ao "ensinar" o goleiro alemão Neuer, considerado um dos melhores do mundo, como agarrar uma penalidade. "Os italianos estão batendo a bola de segurança, no centro do gol. Então, é só o Neuer não saltar que ele pega".

Ao final da partida, coube a Huck anunciar a atração seguinte da Globo, a novela "Êta Mundo Bom". "Com Cadinho", disse o apresentador, errando mais uma vez. "Candinho", corrigiu-se.

Em tempo: Respondendo a um questionamento de uma leitura sobre a grosseria com Caio, Galvão disse em sua conta no Instagram: "Que bobagem!! Vcs tem muito ódio no coração e não sabem diferenciar uma brincadeira de uma grosseria!! Por isso o mundo está cada vez mais intolerante!! Tenha mais tranquilidade e vc será mais feliz!!"(mais aqui)

Audiência: Ainda que tenha deixado a Globo na liderança, a transmissão registrou Ibope mediano em São Paulo: 15 pontos. A Band, exibindo a mesma partida, obteve 6,9 pontos. No dia seguinte, com Corinthians e Flamengo, a Globo marcou 20 pontos de média.

Este texto foi publicado originalmente no blog UOL Esporte Vê TV.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.