Gazeta cancela programa de Ronald Rios após 16 episódios
Mauricio Stycer
18/07/2016 12h28
Inspirado em "Last Week Tonight, with John Oliver", da HBO, "A Semana" ia ao ar às sextas-feiras, às 22h30, e apresentava um resumo, bem-humorado, do noticiário dos dias anteriores.
Ronald afirma ter sido informado que o cancelamento do programa deveu-se à proximidade das eleições, em outubro. Segundo ele, também foi dito que parte da direção da emissora, controlada pela Fundação Cásper Líbero, não gostava da atração.
Nos bastidores, porém, a causa do cancelamento é creditada à exibição de um quadro de humor sobre a Record com menções a Edir Macedo, proprietário da emissora e líder da Igreja Universal. Como faz com outras emissoras, a igreja compra horários na programação da Gazeta.
Consultada pelo blog, a emissora afirma que a única razão para o cancelamento do programa de Ronald é "o término do contrato". Todos os vídeos do programa, disponíveis no site da emissora e no You Tube, foram retirados do ar.
Ex-repórter do "CQC", da Band, Ronald chegou à Gazeta em janeiro. Primeiro, apresentou "Histórias do Rap", um programa em seis episódios de caráter documental. Antes mesmo do cancelamento de "A Semana", o apresentador já negociava com canais pagos a realização de dois outros projetos.
"A gente tinha 99% de liberdade na Gazeta. Mesmo tendo um diretor da TV que é fã do Bolsonaro. Até fiquei surpreso pelo tempo que ficamos no ar", diz Ronald. "Não tenho nenhuma mágoa pelo que aconteceu".
Em tempo ("full disclosure"): Fui entrevistado por Ronald em "A Semana" por ocasião do lançamento do livro "Adeus, controle remoto", em 3 de junho.
Sobre o autor
Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
Sobre o blog
Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.