Topo

"Surpreso", diz youtuber ao ver quadro de Eliana com o nome do seu canal

Mauricio Stycer

13/11/2016 19h56

elianatemgracaounao2A estreia do quadro "Tem graça ou não?" no programa "Eliana" no SBT tumultuou a tarde de Eder Nascimento, que mantém um canal de humor no You Tube com este mesmo nome.

"Estou aqui num casamento e está todo mundo me procurando", contou Eder, ainda "surpreso" não apenas com o uso do nome, mas também da mesma música-tema ("Super Polka") que aparece em todos os seus vídeos. "Tô confuso. Um dia alguém vai dizer que copiei o nome do quadro da Eliana", disse ao blog.

temgracaounaoyt
Os vídeos de Eder frequentam a internet desde 2011. Ele protagoniza quadros com piadas infames, de duplo sentido e trocadilhos para rir ou trolar, como prefere, o próprio espectador. Daí o "Tem graça ou não?" do nome do canal.

Eder é analista de sistemas e trabalha como consultor. O canal "Tem graça ou não?", com 21 mil inscritos, é tratado como um hobby e feito com a ajuda da mulher. Nunca lhe passou pela cabeça registrar o nome, o que o SBT já fez, inclusive.

Em 2012, por conta do sucesso, Eder foi convidado a participar do quadro "Famosos da internet", no programa de Eliana. Foi duas vezes lá, no mesmo ano. Desde então, sempre que querem trolar alguém no programa, a música "Super Polka" é usada. "Já utilizamos muitas vezes no quadro 'Rola ou Enrola', por exemplo", lembra o diretor Ariel Jacobowitz.

"Jamais poderia imaginar que o Eder pudesse ficar chateado", acrescenta o diretor, prometendo fazer uma homenagem ao youtuber em um próximo programa.

elianatemgracaounaoApesar de copiar o nome do canal e a música que Eder usa, o formato do quadro do SBT é totalmente diferente. Desenvolvido na própria emissora, é uma espécie de show de calouros da piada – o candidato só ganha algum dinheiro se fizer os jurados rirem com as suas graças. Na estreia, neste domingo, o time de jurados era formado por Matheus Ceará, Marlei Cevada, Micheli Machado e Rudy Landucci.

Antes, o programa estreou um outro quadro, também criado na emissora, "Guerra das Tesouras", uma competição que ao fim premiará o melhor cabeleireiro com R$ 50 mil. "Em vez de fazer o velho e bom drama, estamos tentando outra coisa", diz Jacobowitz.

Audiência

Apesar de ter passado o ano todo em terceiro lugar, atrás da Globo e da Record, o diretor festeja o fato de o programa de "Eliana" estar perto de fechar 2016 com a maior audiência média de sua história.

Em 2014, a atração registrou média de 7,6 pontos, resultado repetido em 2015. Este ano, até o momento, ainda faltando seis domingos para acabar 2016, a média está em 8,2 pontos.

"Acaba matando o meu sonho de levar isso a outras emissoras", lamenta Eder

No início da tarde desta segunda-feira (14), Eder Nascimento publicou um vídeo intitulado "Desabafo" em seu canal. Ele comenta a repercussão da estreia do quadro "Tem graça ou não?" no programa "Eliana" e diz: "Fiquei bem chateado mesmo, a ponto de não saber o que fazer".

Eder observa que a cópia do nome e o uso da mesma música podem ter um efeito negativo sobre o seu canal. "Acaba me limitando até onde eu posso ir". Ele cita outros programas, de outras emissoras, que poderiam um dia convidá-lo, mas que deixarão de fazer isso agora que o programa de Eliana está apresentando o quadro com o título "Tem graça ou não?" "Acaba matando um pouco esse meu sonho de levar isso a outras emissoras". Veja abaixo o "Desabafo" do youtuber:

Atualizado em 14/11, às 16h.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.