"A TV fica melhor quando contempla a diversidade”, diz Lázaro Ramos
Quem conhece Lázaro Ramos apenas como ator vai se surpreender ao vê-lo diante de José Maria Beltrame, ex-secretário de Segurança do Rio, querendo saber: "O PCC está no Rio?" "Está", responde o idealizador das UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora).
O diálogo é um dos pontos altos da entrevista que marca a estreia da nova temporada de "Espelho", o programa que Lázaro apresenta no Canal Brasil. No ar desde 2005, é o mais longevo do gênero hoje na TV brasileira. E a partir deste ano, em que as entrevistas vão ficar disponíveis também para não-assinantes do canal, poderá se tornar bem mais popular do que já é.
"Espelho" nasceu da vontade de Lázaro discutir questões relacionadas à autoestima negra. Mas cresceu e ampliou o seu leque de assuntos e preocupações. Entre os 26 entrevistados desta 12ª temporada, estão Leandra Leal, Ciro Gomes, Marcius Melhem, Agnaldo Rayol, Liniker, Mart´nália e Dira Paes. O programa estréia na próxima segunda-feira (27), às 21h30.
Em abril, na Globo, Lázaro volta a ser visto também em um outro projeto pelo qual tem muito carinho, a série "Mister Brau", atuando ao lado da mulher, Tais Araújo. É a terceira temporada de um programa que o diário inglês "The Guardian" considerou "sem precedentes" por apresentar um casal negro e rico como protagonista. "A TV fica melhor quando consegue contemplar a diversidade", diz ele, em entrevista ao UOL.
Na conversa, gravada na Globosat, em São Paulo, Lázaro fala sobre o seu esforço em afirmar a identidade negra e lidar com as reações, às vezes ofensivas, que recebe. "Tem algumas agressividades que ferem, que machucam, entristecem e dá vontade de parar e desistir. Procuro usar estas agressões para estabelecer diálogo", observa, dizendo-se influenciado pelas leituras que faz de Martin Luther King Jr. (1929-1968), um dos mais importantes ativistas pelos direitos civis americanos.
O ator fala, ainda, sobre a nova temporada do "Espelho", lembra da famosa entrevista com o músico Criolo, que virou meme, revela detalhes da nova temporada de "Mister Brau", diz se voltará a atuar em novelas, conta quais são as suas séries favoritas e confessa estar viciado em "Game of Thrones". Veja abaixo.
"Uso as agressões para estabelecer diálogo"
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.