Topo

Silvio Santos: Qualquer garoto no ensino fundamental pode apresentar telejornal

Mauricio Stycer

29/05/2017 11h35


Silvio Santos recebeu neste domingo (28) no "Jogo das 3 Pistas" os apresentadores do "Primeiro Impacto", Dudu Camargo e Marcão do Povo. Foi uma oportunidade para o dono do SBT deixar claro, mais uma vez, e da forma mais didática possível, o desprezo que sente por quem apresenta telejornais.

Em dois momentos do diálogo com Dudu, Silvio repetiu a ideia de que "qualquer um", "qualquer garoto no ensino fundamental", pode fazer o trabalho que, em sua emissora, é feito por Carlos Nascimento, Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade, entre outros.

Reproduzo abaixo trechos da conversa:

Silvio: O pessoal tá reclamando, diz que você não tem diploma de jornalista… Diz que você devia ser jornaleiro, não jornalista.
Dudu: Um recado para esse pessoal que fala que precisa ter diploma pra tudo. Gente, preste atenção. Você não precisa ser jornalista para apresentar um jornal de televisão. Tem muitos jornais aí, com âncoras de credibilidade, como Boris Casoy, que não têm diploma de jornalista e passam credibilidade. Se a pessoa tem competência, e sabe fazer televisão, com diploma ou sem diploma, isso é o de menos.
Silvio: Me diz uma coisa: por que tem que ser jornalista se você só fica lendo ali no teleprompter. Qualquer um pode. Não precisa ser jornalista. Qualquer garoto que tá no ginásio, terminando o ensino fundamental, vai lá, senta, olha o teleprompter e fica lendo…

Comentando o fato de Dudu encenar números de dança no "Primeiro Impacto", o dono do SBT foi além e disse:

Silvio: É por isso que falam que você não tem… como é que fala? Credibilidade. Não sei pra quê! Credibilidade é um negócio que você pode jogar fora. Porque fazer jornal de televisão qualquer um faz. Até eu faço. Põe ali o telemprompter e pronto. Aquilo ali é muito fácil de fazer. Por você dança?
Dudu: Pra descontrair. É o meu jeito descontraído de acordar o povo de manhã, não só bem informado, mas com as dancinhas…

No início de maio, em entrevista ao UOL, Dudu tratou do assunto. Veja abaixo:

Veja também
Patrícia está em condições de substituir qualquer pessoa no SBT, diz Silvio
Aos 18 anos, Dudu Camargo emposta a voz e diz: "Penso como um diretor de TV"

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.