Topo

Até onde pode chegar a audiência de “A Força do Querer” em São Paulo?

Mauricio Stycer

21/07/2017 16h13


O capitulo 94 de "A Força do Querer", exibido pela Globo nesta quinta-feira (20), registrou 39,4 pontos no Ibope, o melhor resultado em São Paulo desde a estreia, em 3 de abril. A novela de Gloria Perez acumula média de 32,8 pontos até o momento.

Com estes números, "A Força do Querer" supera, comparado com o mesmo número de capítulos, as últimas seis novelas das 21h – "A Lei do Amor", "Velho Chico", "A Regra do Jogo", "Babilônia", "Império" e "Em Família". Como apontei em maio, desde o início, o parâmetro de comparação para a novela de Gloria Perez em matéria de audiência tem sido "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco, exibida entre 2013 e 14.

Com médias semanais crescentes, já se especula se a novela de Gloria Perez será capaz de superar "Amor à Vida", que terminou com média de 35,51 pontos. Não é impossível. Com cerca de 80 capítulos pela frente, até meados de outubro, "A Força do Querer" mostra ter fôlego para alcançar a audiência da novela de Carrasco.

Na análise dos números da atual novela das 21h não é possível ignorar o "fator Simba". Desde o dia 29 de março, Record, SBT e RedeTV! estão fora dos pacotes das operadoras de TV paga. O impacto em matéria de audiência foi terrível para as três emissoras, mas elas já recuperaram parte do que perderam.

"A Força do Querer" estreou justamente no pior momento de Record e SBT. E, evidentemente, aproveitou a oportunidade. Com base nas perdas das concorrentes, o pesquisador Fabio Dias, especialista em audiência de novelas, estima que a trama da Globo "ganhou" 2 pontos, em média, graças ao Simba.

Sem esta "ajuda", a média de "A Força do Querer" estaria mais perto da de "Império", de Aguinaldo Silva, do que da "Amor à Vida". Mas Gloria Perez não tem culpa nenhuma pelo erro estratégico da Simba.

Média final de audiência em São Paulo

A Lei do Amor: 27,16 pontos
Velho Chico: 28,97
A Regra do Jogo: 28,48
Babilônia: 25,45
Império: 32,71
Em Família: 29,63
Amor à Vida: 35,51
Salve Jorge: 33,96
Avenida Brasil: 38,9
Fina Estampa: 39,2

O que é real e o que é inventado na história de Bibi em A Força do Querer?

Veja também
Novela sobre mulheres fortes, A Força do Querer tem melhor início desde 2013
Super Jeiza: 9 habilidades da heroína de "A Força do Querer"

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.