Sem detalhes, saída de Evaristo Costa parece um “tapa na cara” da Globo
Em um mercado tão competitivo e disputado quanto o de apresentadores de telejornais da Globo, a decisão de Evaristo Costa de deixar a bancada do "Jornal Hoje" é desconcertante.
O jornalista está abrindo mão de uma das posições mais cobiçadas no mercado. Trata-se de um dos quatro telejornais nacionais da emissora e o segundo principal em matéria de audiência.
A última mudança de impacto nestes programas havia ocorrido em outubro de 2015, quando Christiane Pelajo deixou o "Jornal da Globo". Na ocasião, a emissora tornou pública a versão de que ela estava saindo a pedido. Pouca gente acreditou. Situação parecida ocorreu quando Patrícia Poeta deixou o "Jornal Nacional" em 2014.
Evaristo escreveu um roteiro diferente ao, de fato, tomar a iniciativa de sair. Sinal evidente disso são as maldades que começaram a circular sobre o suposto descontentamento interno com o seu trabalho.
Ao alegar "motivos pessoais" e não dar muitas pistas sobre as suas motivações, Evaristo abre espaço para estas e outras especulações. É um preço a pagar, um risco que, aparentemente, ele sabe que está correndo. "Fiz tudo certinho até aqui", disse.
Chama muito a atenção no "vídeo de despedida" que postou nas redes sociais a ênfase que deu aos seus milhões de fãs e seguidores (veja abaixo). "Estes não vão se ver livres de mim tão cedo", diz. É um recado claro de que tem noção a respeito do patrimônio que construiu – e não pretende abrir mão.
A palavra "Globo" não é mencionada no vídeo. Evaristo diz apenas: "São muitos anos fazendo a mesma coisa", justificando a necessidade de "descansar". Parece um "tapa na cara" da emissora.
A despedida no ar
Apresentando o "Hoje" pela última vez nesta quinta-feira (27), Evaristo se despediu de sua colega de bancada, Sandra Annemberg e do público. "Eu também me despeço do jornal hoje e de todos vocês. Esta foi minha última apresentação de tantas ao longo dos meus 14 anos aqui com vocês. Muito obrigado pelo carinho nesse tempo todo, e até breve. Obrigado também, Sandra, pela parceria".
Sandra, por sua vez, também agradeceu o colega. "Obrigada eu por esses 14 anos nessa bancada, e eu te desejo todo o sucesso e toda a felicidade do mundo na nova caminhada". "Muito obrigado, valeu", respondeu Evaristo, bem-humorado, antes de emendar um "tem que encerrar ainda, né?"
Veja também
Evaristo Costa confirma saída da Rede Globo: "Preciso descansar"
Evaristo Costa se despede do "JH": "Muito obrigado pelo carinho"
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.