Ampliando os seus alvos, “Zorra” ri de João Doria, o “prefeito disfarçado”
Já escrevi algumas vezes sobre como o "Zorra", humorístico da Globo, tem buscado inspiração na crise política brasileira para fazer piada. Apenas ensaiado em 2015, quando o programa foi reformulado, o humor político entrou com os dois pés na temporada 2016 e segue forte este ano.
O programa tem sido "democrático" em seus alvos. Já fez piadas com Lula, Dilma, os deputados que votaram pelo impeachment, Eduardo Cunha, Temer, os ministros mais próximos do atual presidente, para não falar de parlamentares, de todos os partidos, sem vergonha nenhuma na cara…
O foco do "Zorra" tem sido, de um modo geral, a política nacional. No início deste ano, porém, o programa dedicou um esquete a um governador preso – pareceu uma referência a Sergio Cabral, ex-governador do Rio.
E neste sábado (7), o humorístico dedicou quatro esquetes a um "prefeito disfarçado" – uma menção explícita a João Doria, prefeito de São Paulo, que tem dado indicações que pretende disputar a presidência em 2018.
O prefeito do "Zorra" se disfarça de gari, de cirurgião e de amante de um homem casado (para fiscalizar os motéis da cidade, explica), até que, no desfecho, chega para trabalhar na prefeitura, mas não é reconhecido pelos assessores do gabinete.
"Eu sou o prefeito", ele diz para os assessores. "Nosso grande prefeito jamais estaria aqui a esta hora da manhã. Ele, com certeza, está por aí, fantasiado de trabalhador, fiscalizando a cidade", responde um deles. A piada se encerra com um dos assessores dizendo para o outro: "Imagina se o prefeito vai estar na prefeitura!".
A piada do "Zorra" coincidiu com a divulgação, neste domingo, de uma pesquisa do Datafolha que mostra uma queda na avaliação de Doria pelos paulistanos.
UOL VêTV: Do humor popularesco ao Emmy, veja a trajetória do Zorra
Veja também
"Zorra" volta com ótima reflexão sobre o papel do humor em tempos de crise
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.