Afastado, William Waack pede desculpas a quem se sentiu “ultrajado”
A Globo determinou o afastamento do jornalista William Waack, apresentador do "Jornal da Globo", em resposta à divulgação de um vídeo no qual ele aparece fazendo comentários de cunho racista.
O vídeo, de novembro de 2016, registra uma conversa informal entre Waack e o também jornalista Paulo Sotero, em Washington.
Os dois estão se preparando para uma entrada ao vivo no "Jornal da Globo" no dia da eleição presidencial americana, em 8 de novembro de 2016, exatamente há um ano. Eles estão em um local com vista, ao fundo, para a Casa Branca. Waack ancorou o telejornal de Washington naquela ocasião.
Os microfones ainda estão sendo ajeitados quando ouve-se, ao fundo, o barulho de uma buzina forte e insistente. O som não é perfeito, mas dá para ouvir Waack dizer: "Tá buzinando por quê, seu merda do cacete? Não vou nem falar, porque eu sei quem é… é preto. É preto!" Sotero parece constrangido, enquanto o apresentador do "JG" ri.
"A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida", diz a nota da emissora divulgada às 21h30, cerca de sete horas após o vazamento do vídeo.
"Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação", prossegue a emissora.
"William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos", conclui a nota
Veja abaixo o vídeo:
Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.