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Audiência: consumo de TV bate recorde em SP nos primeiros 11 meses do ano

Mauricio Stycer

02/12/2017 05h01


Ainda falta um mês para o fim do ano, mas tudo indica que 2017 vai bater todos os recordes de consumo de televisão em São Paulo. Nos primeiros 11 meses do ano, na faixa das 7h à 0h, a média de aparelhos de TV ligados alcançou 49%, o maior índice já registrado. É um crescimento de 2% em relação a 2016, que já havia batido um recorde, com 48%.

TVs ligadas em São Paulo (janeiro a novembro, das 7h à 0h)
2017 – 49%
2016 – 48
2015 – 45
2014 – 42
2013 – 40
2012 – 40
2011– 43
2010 – 43
2009 – 43
2008 – 44

Entre as TVs abertas, apenas a Globo cresceu no Ibope na comparação dos primeiros onze meses de 2017 com igual período de 2016 na faixa das 7h à 0h. A emissora foi de uma média de 15,3 pontos para 16,4 no ano em que exibiu "A Força do Querer", o seu maior sucesso. Record, SBT, Band e RedeTV! registraram pequenas quedas no período.

Um outro dado do Ibope, divulgado pelo site Noticias da TV em janeiro, mostra que isso está ocorrendo em todo o país, não apenas em São Paulo. O brasileiro passou 6 horas e 17 minutos na frente do televisor em cada dia de 2016, 16 minutos a mais do que em 2015. Ainda não são conhecidos os números sobre 2017, mas tudo indica que devem apontar um crescimento. Em 2007, esta média era de 5 horas e 11 minutos.

O crescimento do consumo de TV aberta está diretamente relacionado à crise econômica. Não há opção de lazer mais barata que esta. Mas não deixa de ser curioso observar que esta situação ocorre num momento em que se imaginava que as emissoras tradicionais perderiam espaço para a TV paga e o streaming.

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Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.