Globo, Record e SBT criam confusão com números “milionários” de alcance
Primeiro foi a Globo, que no final de outubro lançou uma campanha afirmando falar com "100 milhões de uns". Duas semanas depois, em novembro, a Record disse se comunicar com "50 milhões de outros". Agora, neste início de dezembro, Eliana, do SBT, diz que "67 milhões de corações" estão se emocionando com ela.
O que estes números querem dizer? Muitos espectadores, com razão, estão confusos, já que as emissoras dão poucas informações sobre o que significam as cifras. Vou tentar explicar.
Todos estes números são extraídos de relatórios do Ibope. A Globo informou que de janeiro a setembro deste ano teve um alcance médio diário de 98 milhões de pessoas. Já a Record se refere ao seu alcance médio diário entre 1º e 26 de outubro deste ano. O SBT, por sua vez, informa que está falando do seu alcance médio diário de 1º a 30 de outubro.
O Ibope mede a audiência em 15 grandes centros urbanos. Entre os números que o instituto oferece aos seus clientes, estão as médias e os picos alcançados por cada programa, assim como a média diária de cada emissora. Outro dado, menos citado, é justamente este que está sendo usado nas três campanhas, o "alcance". Ele expressa o número de espectadores que assistiu ao canal ao menos um minuto nas 24 horas do dia.
Os três números na casa dos milhões, divulgados por Globo, Record e SBT, não podem ser somados. Um mesmo espectador pode ter assistido algo nas três emissoras num mesmo dia.
Questionado pelo blog sobre o uso que estão fazendo de seus dados, o Ibope diz que não divulga dados de emissoras individualmente.
Veja também
Globo inclui público do digital para chegar a "100 milhões de uns" por dia
Record pega carona na Globo e diz falar com "50 milhões de outros"
Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.