Topo

Família Marinho escala executivo profissional para presidir o Grupo Globo

Mauricio Stycer

14/12/2017 14h47

Jorge Nóbrega (dir.), vice-presidente executivo do Grupo Globo, assumiu nesta quinta-feira (14) a presidência da empresa. O anúncio foi feito por Roberto Irineu Marinho, que, aos 70 anos, deixa a função e passa a atuar apenas como presidente do conselho de administração.

É a primeira vez que o Grupo Globo será presidido por um executivo de fora da família Marinho. "Quero deixar muito claro que a Família Marinho não se afastará nem por um milímetro do Grupo Globo. Somos e queremos continuar sendo uma empresa familiar com gestão profissional", afirma Roberto Irineu no comunicado divulgado nesta tarde.

Nóbrega está na empresa desde 1997, quando começou a trabalhar no processo de governança corporativa respondendo diretamente aos acionistas e apoiando na relação família-empresa. Foi ele que coordenou o processo de restruturação financeira em 2002. Organizou e ocupou a direção de Gestão Corporativa em 2007 e tornou-se vice-presidente executivo em 2012.

"Concluí que eu, ao completar 70 anos, deveria me concentrar nas atribuições de presidente do Conselho de Administração", disse Roberto Irineu. O olhar estratégico de Roberto no comando do Conselho, aliado à competência de gestão de Jorge Nóbrega, dará à empresa maior capacidade e agilidade de transformação, informa a nota oficial.

A nota destaca, ainda, uma função importante do novo presidente: Jorge Nóbrega afirma que tem o compromisso de estimular ainda mais a sinergia entre os negócios do Grupo para atuar de forma cada vez mais integrada, investindo em inovação e no desenvolvimento dos talentos. "Vamos continuar buscando o novo, não por pura novidade, mas porque é nele que nos fortalecemos", completa Jorge.

João Roberto Marinho continuará como vice-presidente do Conselho atuando na liderança das áreas editoriais e institucional e José Roberto Marinho seguirá como vice-presidente do Conselho voltado para responsabilidade social, presidindo a Fundação Roberto Marinho. Roberto Marinho Neto e Paulo Marinho, membros da quarta geração da família, atuam como executivos em áreas importantes do Grupo e também como membros do Conselho de Administração, diz ainda a nota oficial.

Veja também
Afastamento de Roberto Irineu da presidência cria intermediário entre família e direção-geral da Globo

Imagem no alto: Divulgação

Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.