Topo

TV paga regride ao número de assinantes que tinha em outubro de 2013

Mauricio Stycer

02/02/2018 15h56


Dados divulgados pela Anatel sobre o mercado de TV por assinatura no Brasil mostram a maior queda na história do setor. Entre dezembro de 2016 e dezembro de 2017 houve uma perda de 938,7 mil assinantes – cerca de 5% do total. O número de assinantes ficou em 17,85 milhões contra 18,79 milhões do ano anterior.

Este é o número mais baixo no setor desde outubro de 2013. O mercado atingiu o ápice em novembro de 2014, com 19,58 milhões de assinantes. Desde então, vem caindo. Em 2017, registrou-se a maior queda.

A empresa que mais perdeu assinantes no ano foi a Claro, que engloba também a Net – 832 mil clientes. Mas ela segue como líder do mercado, à frente da Sky, que ganhou 109 mil clientes no ano passado.

As operadoras atribuem o mau resultado, principalmente, à crise econômica e à pirataria. As empresas não consideram em suas avaliações nem a crise com a Simba nem o eventual impacto dos serviços de streaming, como Netflix

Mais informações sobre este balanço do mercado podem ser lidas aqui.

Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

Mauricio Stycer