Desfile recheado de críticas à política constrange narradores da Globo
A Paraíso da Tuiuti passou pelo Sambódromo, neste domingo (11), com um desfile de forte crítica social e política. O tema principal, expresso no título do samba, "Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?", era a ideia de que a exploração dos escravos prossegue, de outras formas, nos dias atuais.
Na parte final do desfile, um carro trazia, no alto, um homem com a faixa presidencial, intitulado "vampiro neoliberalista" – uma alusão crítica ao presidente Michel Temer. Uma ala, chamada "Manifestoches", com passistas fantasiados de patos, sugeria que manifestantes foram fantoches em protestos políticos. Outra ala lembrava do trabalho informal, numa referência explícita à reforma trabalhista.
Do camarote da Globo, onde narravam o desfile, Fátima Bernardes, Alex Escobar e Milton Cunha reagiram com comedimento ao surpreendente protesto, como se estivessem constrangidos. "As desigualdades vem vindo até os dias de hoje", disse Fátima. "Muitas confecções usam trabalho escravo", observou. "Os manifestoches", leu ela, ao ver passar a ala com os patos, sem dizer mais nada. "Manipulados", acrescentou Milton.
O constrangimento se repetiu diante da crítica ao presidente. "O vampirão", disse Milton. Alex Escobar apenas riu. E Fátima observou: "É o regime de exploração nos mais diversos níveis". Um pouco depois, Escobar disse o que todos viam: "Tá com a faixa de presidente esse vampiro". E Fátima idem: "Vampiro neoliberalista".
Encerrado o desfile, o camarote da Globo recebeu vários participantes do desfile da Tuiuti – mas nem o vampiro, nem os "manifestoches" foram assunto das entrevistas.
Veja também
Para superar acidente de 2017, Tuiuti leva paneleiros e Temer para Sapucaí
Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.