Ao contrário de Glória Pires, Dira Paes é capaz de opinar sobre o Oscar
Desde a morte de José Wilker (1944-2014), a Globo procura um nome de seu elenco de artistas para comentar a cerimônia do Oscar. Nos últimos três anos, foram testados Lázaro Ramos, Glória Pires e Miguel Falabella. O primeiro não empolgou, a segunda deu um vexame histórico e o terceiro foi prejudicado pelo fato de a emissora, em 2017, não ter exibido o programa no domingo, por causa do Carnaval, deixando para mostrar um compacto na tarde do dia seguinte.
Dira Paes foi a quarta tentativa em quatro anos – e, na minha opinião, a que se saiu melhor. Em companhia de Maria Beltrão e Artur Xexéo, a atriz encontrou um tom adequado para este tipo de programa, nem deslumbrada nem omissa.
Diferentemente de Glória Pires, Dira fez o dever de casa e se mostrou capaz de opinar sobre a maioria dos filmes que disputavam os prêmios. Além de opiniões, também tinha informações. Observou, no momento certo, que há uma música cantada por Carmem Miranda na trilha de "A Forma da Água". Também lembrou que o prêmio de roteiro adaptado para o filme "Me Chame pelo seu Nome" contempla um brasileiro, o produtor do filme Rodrigo Teixeira.
E não perdeu a chance de fazer um comentário político, após ouvir Guillermo del Toro agradecer o Oscar por "A Forma da Água". Falou da alegria de "ver o México dando uma resposta cultural à construção deste muro" – uma referência aos planos do presidente dos EUA, Donald Trump, para a fronteira com o México.
Não sei se a Globo pretende continuar com este rodízio de atores de seu elenco a cada ano, mas Dira Paes não fez feio na difícil tarefa de substituir o cinéfilo José Wilker.
Em tempo: a se lamentar, como sempre, a opção da emissora de não exibir um bom pedaço da cerimônia, priorizando a apresentação do "Fantástico" e do "BBB18".
Veja também
Academia anuncia vencedores do Oscar 2018; veja a lista
A vergonha da noite: Gloria Pires comenta o Oscar sem ter visto os filmes
Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.