Apresentadores do JN ocupam 40% do tempo da entrevista com Ciro Gomes
O "Jornal Nacional" deu início nesta segunda-feira (27) a uma série de entrevistas com os principais candidatos a Presidência. É um espaço nobre e, aparentemente, generoso em termos de exposição – 25 minutos. Mas, como ocorreu em eleições anteriores, o encontro de Ciro Gomes com os apresentadores do telejornal teve características mais de debate e confronto de ideias do que de entrevista.
William Bonner e Renata Vasconcellos ocuparam mais de 40% do tempo com perguntas, comentários e interrupções ao candidato do PDT. Pelas minhas contas, dos 27 minutos de diálogo, os dois apresentadores usaram aproximadamente 11 minutos e 30 segundos, enquanto Ciro Gomes falou por 15 minutos e 30 segundos*.
Um momento expressou bem o estilo da entrevista – a discussão sobre o projeto de refinanciamento de dívidas pessoais, o "vou tirar você do SPC". Bonner criticou não a proposta, mas a forma como Ciro está apresentando o tema. Para expor a sua visão sobre o assunto, o apresentador do JN acabou falando mais do que o próprio candidato. Foram 2 minutos e 30 de Bonner contra 1 minuto e 40 de Ciro.
Ao vivo, pressionados pelo tempo e decididos a não deixar os candidatos usarem o espaço para propaganda, Bonner e Renata buscam fazer questionamentos duros e apontar contradições. Quando necessário, replicam as respostas, procurando mostrar que o candidato foi evasivo ou fugiu do assunto. São, todos, papéis do jornalismo crítico, essenciais em qualquer entrevista, ainda mais com candidatos à Presidência.
Mas é preciso encontrar um jeito de fazer tudo isso e, ainda, dar espaço e tempo para o candidato expor as suas ideias e propostas. Sei que a tarefa não é nada fácil, mas tenho a impressão que os entrevistadores poderiam ser mais objetivos em algumas contextualizações e mais concisos em suas perguntas aos entrevistados.
Também foram convidados para a rodada de entrevistas do JN os candidatos Jair Bolsonaro, do PSL (terça-feira, dia 28); Geraldo Alckmin, do PSDB (quarta-feira, dia 29); e Marina Silva, da Rede (quinta-feira, dia 30).
*Segundo os números divulgados por uma página no Facebook de apoio ao candidato, chamada Time Ciro Gomes, a divisão do tempo da entrevista no JN teria sido de 13:47 minutos para Ciro e 13:41 para os dois apresentadores.
Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.