Topo

Novo apresentador, Mion parece comandar “A Fazenda” desde que nasceu

Mauricio Stycer

19/09/2018 00h19


Há um ano, na estreia da "Fazenda 9", chamei o apresentador Roberto Justus de "robozinho" e observei que continuava, tal como na edição anterior, "sem jogo cintura, com pouca expressão corporal e nenhuma graça". O publicitário havia substituído o jornalista Britto Jr., que comandou o melhor reality show da Record por sete temporadas sofrendo com as ordens gritadas pelo diretor, Rodrigo Carelli, pelo ponto eletrônico.

Essa longa introdução tem por objetivo sublinhar que, sob o comando de Marcos Mion, a "Fazenda 10", que estreou nesta terça-feira (18), parece um outro programa. Com experiência de auditório em diferentes atrações, desde a MTV e na própria Record, Mion deu a impressão que apresenta "A Fazenda" desde que nasceu.

À vontade, divertindo-se, rindo dos participantes e sem se intimidar com as orientações do diretor, o apresentador conseguiu impor um ritmo própria à estreia. "Aqui não tem plateia então vocês podem bater palmas pra vocês mesmos", disse aos 16 selecionados num momento que pareceu fugir do roteiro.

É verdade que Mion penou com o excesso de informações que precisou transmitir – não deu para entender muita coisa. Também soltou o clássico "daqui a pouco", que Britto e Justus sempre foram obrigados a repetir para manter os espectadores fisgados.

Mas teve espaço para interagir e, especialmente, improvisar. Mostrou jogo de cintura e ofereceu aos fãs da "Fazenda" uma experiência que eles não estavam acostumados – um apresentador leve, tranquilo e aparentemente feliz.

"Essa insanidade em forma de programa de TV", como disse Mion, reuniu mais uma vez um elenco com enorme potencial para causar confusão e promover entretenimento.

Tem Ana Paula Renault, expulsa do "BBB16" após dar um tapa num outro participante; tem Rafael Ilha, que já causou todo tipo de confusão por onde passou, tem Nadja Pessoa, revelação do último "Power Couple", onde oprimiu seu marido, o cantor D´Black… Tem também ex-panicat, ex-paquita, ex-namorado de Susana Vieira, filhos de famosos, entre outras figuras que sonham em reencontrar ou conhecer a fama. Uma turma da pesada.

Neste dias tormentosos de setembro de 2018, não consigo imaginar alívio cômico melhor.

Veja também
Conheça os participantes de "A Fazenda 10"
Sandro Pedroso vence a primeira prova do fazendeiro
Ana Paula Renault e Luane Dias se emocionam durante prova de "A Fazenda 10"


Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.