HBO não exibe no Brasil programa de humor que critica Bolsonaro e Haddad
Para espanto de quem esperava ver na noite desta segunda (15) o episódio 25 da quinta temporada de "Last Week Tonight", a HBO não o exibiu e levou ao ar o episódio 26. O salto atingiu justamente o programa dedicado pelo apresentador John Oliver às eleições brasileiras.
Num segmento de 16 minutos, Oliver faz severas restrições a Jair Bolsonaro, a quem chama de "ser humano terrível", entre outras qualificações negativas. Fernando Haddad também é objeto de críticas, ainda que amenas, especialmente por associar o seu nome diretamente ao de Lula. "Isso é um insulto à inteligência das pessoas", diz. Ao final, porém, o apresentador do "Last Week Tonight" afirma: "Qualquer coisa é melhor que Bolsonaro. O Lula diet é melhor, Homem Aranha é melhor".
Exibido nos EUA no domingo, 7 de outubro, enquanto as urnas eram apuradas no Brasil, o episódio deveria ter ido ao ar na HBO brasileira na segunda-feira, dia 8, o que não ocorreu. O canal reprisou na ocasião o episódio 24, cujo tema principal foi a polêmica em torno da nomeação de Brett Kavanaugh para a Suprema Corte dos EUA. Já nesta segunda, dia 15, o canal exibiu o episódio 26, que foi ao ar na TV americana na véspera, no qual Oliver falou sobre o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi.
Do ponto de vista jurídico, não haveria nenhum impedimento para a exibição do programa sobre as eleições brasileiras. Em julgamento realizado em junho, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por unanimidade, derrubar o dispositivo da lei eleitoral que poderia proibir sátiras políticas em período eleitoral. "Quem não quer ser satirizado, fica em casa, não se oferece para ocupar cargos políticos", disse o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes. "Querer evitar isso por meio de uma ilegítima intervenção estatal na liberdade de expressão é absolutamente inconstitucional", afirmou.
Procurada na manhã desta terça-feira (16), a HBO ainda não esclareceu o que ocorreu.
O vídeo oficial do segmento dedicado ao Brasil, disponível no canal do programa no You Tube, já conta 4 milhões de visualizações. Veja abaixo:
Veja também
John Oliver chama Bolsonaro de "ser humano terrível" e Haddad de "Lula diet"
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.