Topo

Após desistência de Bolsonaro, Globo cancela debate e não entrevista Haddad

Mauricio Stycer

22/10/2018 23h55

Jair Bolsonaro durante a entrevista ao Jornal Nacional, no primeiro turno da eleição

A Globo resolveu na noite desta segunda-feira (22) cancelar o debate presidencial programado para o próxima sexta-feira (26). A decisão foi tomada depois que a campanha de Jair Bolsonaro enviou uma carta à emissora informando que o candidato enfrenta "limitações em virtude da bolsa de colostomia" que carrega, em consequência do ataque a faca que sofreu em setembro.

Com a desistência de Bolsonaro, a Globo optou por não entrevistar Fernando Haddad no horário programado para o debate. "Na reunião de elaboração das regras do evento foi acertado com as assessorias dos candidatos que, se Jair Bolsonaro não pudesse comparecer por razões de saúde, o debate não seria substituído por entrevistas", informou a emissora.

O debate estava programado para ir ao ar às 22h, com previsão de encerramento às 23h40. Sem o encontro entre os dois candidatos, a emissora exibirá a sua programação normal das sextas-feiras, com o "Globo Repórter" após a novela "Segundo Sol".

Com o cancelamento oficializado, esta será a primeira vez, desde a volta de eleições diretas em 1989, sem debate presidencial no segundo turno (em 1994 e 98 não houve segundo turno). E Bolsonaro e Haddad chegarão às urnas sem jamais terem se enfrentado em um debate – no primeiro turno, dos sete encontros do gênero, o candidato do PSL esteve nos dois primeiros e o candidato do PT nos quatro últimos.

Reportagem da Record serve de "atestado médico"

Para justificar a impossibilidade de comparecer ao debate da Globo, a campanha de Bolsonaro enviou uma cópia da reportagem sobre o estado de saúde do candidato exibida no "Domingo Espetacular", na Record, neste domingo (21).

A matéria mostra o médico de Bolsonaro examinando o candidato em sua casa, no Rio, e explicando didaticamente a colostomia a que ele foi submetido.

Veja a nota da Globo:

"Recebemos na data de hoje, último dia combinado com as campanhas dos candidatos à Presidência para confirmação do debate de sexta-feira próxima, email da campanha do candidato Jair Bolsonaro (transcrito abaixo), informando que o mesmo não poderá participar do evento, em razão de limitações de saúde. Já o candidato do PT, Fernando Haddad, confirmou sua disposição de estar presente. Como se trata de campanha de segundo turno, obviamente não há outros candidatos para viabilizar a realização do debate. Na reunião de elaboração das regras do evento foi acertado com as assessorias dos candidatos que, se Jair Bolsonaro não pudesse comparecer por razões de saúde, o debate não seria substituído por entrevistas".

E a carta enviada à Globo pela campanha de Bolsonaro:

"Como informado pelo Rodrigo Marcondes, na reunião do dia 9 de outubro pp., a presença do candidato Jair Bolsonaro ao debate da TV Globo precisaria ser confirmada por sua assessoria, tendo em vista o seu atual quadro de saúde.

Apesar de o Dr. Antonio Macedo ter reduzido o nível de restrição de suas atividades rotineiras, o candidato continua com limitações em virtude da bolsa de colostomia. Segundo explicado pelo aludido médico (vídeo anexo), o paciente com a bolsa de colostomia fixada ao lado direito do abdômen, como no caso do candidato, não tem qualquer controle intestinal. Com isso, o seu preenchimento total pode ser rápido e inesperado, podendo levar ao rompimento da bolsa, o que gera extremo desconforto e constrangimento ao paciente.

Além disso, por orientação médica, ele ainda deve evitar esforço físico, estresse excessivo ou ficar muito tempo em pé. Por esses motivos, ele não poderá comparecer ao debate marcado para o dia 26 de outubro, às 22 horas".

Veja também
PT pede que emissoras mantenham debates mesmo sem presença de Bolsonaro
Sem Bolsonaro, Record cancela debate; Haddad cobra participar mesmo sozinho
Bolsonaro recusa convite da Cultura e Roda Viva entrevista somente Haddad

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.