Após reação negativa, mensagem do SBT que lembra a ditadura é tirada do ar
Para espanto geral, inclusive dos funcionários do SBT, Silvio Santos determinou nesta terça-feira (06) que a emissora levasse ao ar uma série de mensagens de 15 segundos enaltecendo o Brasil. Os spots resgatam músicas e slogans de campanhas nacionalistas promovidas durante o governo do general Médici (1969-1974), um dos períodos mais repressivos da ditadura militar (1964-1985).
Como em várias outras situações, o dono do SBT não consultou ninguém, nem deu explicações. Chamou um assistente, transmitiu as mensagens que gostaria de ver no ar e ponto final.
A mensagem que causou maior choque foi a primeira, exibida no intervalo do "Fofocalizando". Ao som do Hino Nacional, exibe cartões postais de algumas cidades e termina com o locutor oficial do SBT dizendo: "Brasil: ame-o ou deixe-o!" Este slogan, dirigido a quem se opunha à ditadura, se tornou um dos símbolos do regime militar.
Diante da repercussão negativa, a mensagem foi retirada do ar ainda na tarde desta terça-feira. Teria sido um erro, segundo o blog ouviu de duas fontes da emissora, já que a intenção inicial de Silvio seria de promover uma mensagem de união do Brasil. As demais cinco mensagens continuam sendo exibidas.
Uma delas repete as mesmas imagens, mas ao som de "Eu te amo, meu Brasil", canção popularizada pela dupla Dom e Ravel no mesmo período. E uma outra lembra trechos do hino "Pra frente Brasil", de autoria de Miguel Gustavo, que embalou a seleção brasileira na Copa de 1970 ( "Noventa milhões em ação / Pra frente Brasil / Do meu coração").
As mensagens não trazem a assinatura do SBT, nem de qualquer anunciante. A assessoria da emissora confirma que é uma criação própria, mas não recebeu nenhuma explicação sobre "as questões estratégicas" que levaram esta enigmática campanha ao ar.
Diante da surpresa total, houve quem, mais otimista, tenha especulado que os spots poderiam ser um "teaser" para anunciar uma reprise da novela "Amor e Revolução". Escrita por Tiago Santiago, foi exibida entre abril de 2011 e janeiro de 2012 e tem a ditadura militar como tema principal.
Outra especulação, bem mais plausível, é que foi um aceno em homenagem a Jair Bolsonaro, recém-eleito presidente do Brasil. Capitão reformado do Exército, Bolsonaro sempre enalteceu o período da ditadura militar.
Não há números exatos a respeito, mas estima-se que até 10 mil pessoas deixaram o país, de forma voluntária ou obrigada, em consequência da repressão no período. Em 2013, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) estimou que 50 mil pessoas foram, de alguma forma, afetadas e tiveram direitos violados pela repressão durante a ditadura militar. O número inclui presos, exilados, torturados, mas também familiares que perderam algum parente nas ações durante o período de 1964 a 1985, além de pessoas que sofreram algum tipo de perseguição.
Colaborou o colunista Ricardo Feltrin, do UOL.
Veja algumas das mensagens:
Veja também
Em comercial, SBT resgata slogan da ditadura: "Brasil: ame-o ou deixe-o"
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.