Público do SBT é o mais “família”; o da Globo e da Record têm mais recursos
Dados do Ibope recém-divulgados oferecem uma visão muito interessante sobre o perfil da audiência de televisão em São Paulo, em janeiro de 2019. Eles comprovam um slogan do SBT, "a emissora da família". O canal é assistido de forma equilibrada por gente de todas as faixas etárias, bem mais que os seus concorrentes. Mas os números também mostram que Globo e Record têm mais público nas classes AB e C1, as preferidas do mercado publicitário.
O investimento do SBT em programação infantil possivelmente explica a base sólida de espectadores (20% do total) que o canal tem entre crianças e adolescentes até 17 anos – o dobro de Globo e Record. A concentração nestas duas faixas torna a distribuição etária mais harmônica, o que é um dado positivo para o mercado publicitário.
Globo e Record compensam esta desvantagem exibindo números melhores, do ponto de vista comercial, sobre o perfil econômico dos seus espectadores. A emissora líder de audiência tem 59% do público entre as classes AB e C1, contra 53% da Record e 45% do SBT.
O público feminino corresponde a 60% do total tanto da Globo quanto do SBT e 59% da Record.
Faixa etária
Globo
4-11 anos – 5%
12-17 – 5%
18-24 – 7%
25-34 – 13%
35-49 – 24%
Mais de 50 – 46%
SBT
4-11 anos – 11%
12-17 – 9%
18-24 – 11%
25-34 – 13%
35-49 – 22%
Mais de 50 – 34%
Record
4-11 anos – 5%
12-17 – 5%
18-24 – 5%
25-34 – 12%
35-49 – 23%
Mais de 50 – 50%
Classe econômica
Globo
AB- 32%
C1 – 27%
C2 – 27%
D – 14%
SBT
AB- 19%
C1 – 26%
C2 – 37%
D – 18%
Record
AB- 28%
C1 – 25%
C2 – 31%
D – 16%
Uma outra comparação interessante é entre os públicos que consome TV aberta e TV paga em São Paulo. Os dados, neste caso, apontam diferenças mais significativas. Enquanto 59% do público na TV aberta é feminino, na TV paga é de 52%.
Faixa etária
TV aberta
4-11 anos – 6%
12-17 – 6%
18-24 – 7%
25-34 – 12%
35-49 – 23%
Mais de 50 – 45%
TV paga
4-11 anos – 10%
12-17 – 7%
18-24 – 6%
25-34 – 15%
35-49 – 24%
Mais de 50 – 38%
Classe econômica
TV aberta
AB- 28%
C1 – 26%
C2 – 30%
D – 16%
TV paga
AB- 53%
C1 – 28%
C2 – 16%
D – 3%
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.