Globo é citada em desfile da São Clemente, e Fátima explica a crítica
A São Clemente inaugurou o segundo dia do Grupo Especial do Rio, nesta segunda-feira (04), com um enredo bem-humorado e crítico sobre a transformação dos desfiles no Sambódromo carioca em um evento meramente comercial.
"E o Samba Sambou" tripudiou de vários aspectos dos desfiles – a venda de alas para estrangeiros, as rainhas de bateria que pagam para desfilar, os camarotes que tocam música eletrônica, os passistas que só querem ganhar "curtidas" na internet, entre outros.
Atenta, a equipe da Globo não deixou passar nenhuma crítica da São Clemente sem explicação. Fátima Bernardes e Milton Cunha, em particular, fizeram vários comentários.
"Os sambistas dizem: 'essas mulheres aterrissam de helicóptero só na hora do desfile e não sabem nada da comunidade"', disse Cunha diante da ala "Quer pagar quanto?". Ele também criticou o excesso de turistas desfilando nas escolas: "Quem tem que desfilar é quem fala português, quem não fala a nossa língua que sente na plateia", opinou.
Uma ala, chamada "Toda poderosa", fez referência à Globo, dona dos direitos de transmissão do desfile. Fátima se apressou em explicar: "Olha a ala 'Toda poderosa'. Mais uma crítica. Uma crítica aos componentes, às celebridades, que correm pra frente de uma câmera sem se preocupar com a evolução. E correm pra frente das câmeras da Globo porque é a gente que transmite esse desfile lindo".
Milton Cunha acrescentou: "É o povo que quer desfilar só para aparecer na transmissão". E Fátima completou: "Sabe a visibilidade que é participar de um desfile assim".
Na sinopse do desfile da São Clemente, a menção a esta ala diz: "E a mídia 'toda poderosa' controla tudo a seu bel prazer. Até mesmo a opinião pode ser comprada! Como não?"
Por ironia, a Globo não exibiu o desfile da São Clemente. Enquanto a escola desfilava, a emissora manteve a sua programação normal, com "O Sétimo Guardião" e "BBB19". Um resumo do desfile irá ao ar ao final da transmissão, já na manhã de terça-feira (05). Só o site de notícias do grupo Globo, o G1, mostrou a São Clemente ao vivo.
Em 2018, Fátima e sua equipe foram criticados por parecerem constrangidos ou excessivamente tímidos diante das muitas críticas políticas exibidas no desfile da Paraíso de Tuiuti.
Veja também
Após "apagão" em 2018, Globo descreve o que a Tuiuti mostrou na avenida
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.