TNT Brasil muda diálogos de “Brooklyn Nine-Nine” para citar Bolsonaro
Um episódio da quinta temporada da série cômica "Brooklyn Nine Nine" exibido no último sábado (09) pela TNT no Brasil trouxe diálogos alterados em relação ao original, citando o presidente Jair Bolsonaro. A tradução provocou reações de fãs da série nas redes sociais, mas o canal não deu explicações.
Nesta terça-feira (12), o site "The Wrap" traz uma reportagem sobre o assunto. Com o título "Canal brasileiro mudou diálogo de 'Brooklyn Nine-Nine' para apoiar Bolsonaro", informa que o "erro de tradução" chegou ao conhecimento de Dan Goor, showrunner da série, que ficou surpreso e exigiu que fosse corrigido.
A série é exibida nos EUA no canal Fox e estreou, em janeiro, a sua sexta temporada.
Em um dos diálogos, Boyle (vivido por Joe Lo Truglio) diz: "É melhor 'jair' se acostumando", uma frase muito repetida por apoiadores do presidente Bolsonaro. O personagem também diz que é um "minion", numa referência a seguidores do presidente. No original, ele fala "tramp", que poderia ser traduzido como "vagabundo", mas o tradutor talvez tenha pensado que ele se referia ao presidente americano Donald Trump.
Em postagem no Twitter nesta terça, às 21h10, a TNT Brasil pediu desculpas pelo ocorrido, atribuindo o erro a quem fez a dublagem: "Pedimos desculpas pela dublagem realizada no episódio 5×04 de Brooklyn 99, em que as falas do personagem Boyle tomaram uma direção diferentes da versão original. A TNT solicitou a correção e estamos revisando todos materiais. Além disso, estamos comprometidos em reforçar o controle de qualidade das dublagens dos conteúdos exibidos em nosso canal e empenhados em entregar os futuros episódios com a tradução mais próxima da versão original."
No vídeo abaixo, é possível ver as cenas na versão original e alteradas pela dublagem no Brasil:
Veja também
HBO não exibe no Brasil programa de humor que critica Bolsonaro e Haddad
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.