Topo

“Por Amor”, de Manoel Carlos, volta em abril no Vale a Pena Ver de Novo

Mauricio Stycer

14/03/2019 19h27

Uma das melhores novelas de Manoel Carlos, "Por Amor" foi escolhida pela Globo para substituir "Cordel Encantado" na sessão "Vale a Pena Ver de Novo". A reprise começa no dia 29 de abril, com exibição simultânea da última semana da trama de Duca Rachid e Thelma Guedes.

Exibida originalmente entre 13 de outubro de 1997 e 22 de maio de 1998, "Por Amor" traz Regina Duarte pela segunda vez como Helena, com Gabriela Duarte como Eduarda, sua filha.

A novela é muito lembrada também pelo trabalho de Susana Vieira no papel da vilã Branca Letícia de Barros Motta, além de Antonio Fagundes, Fabio Assunção, Viviane Pasmanter, entre outros.

Esta será a quarta reapresentação da novela. "Por Amor" foi exibida com sucesso entre 1º de julho de 2002 e 10 de janeiro de 2003 no Vale a Pena Ver de Novo. Também foi apresentada pelo canal pago Viva duas vezes, entre 19 de maio de 2010 e 8 de fevereiro de 2011, às 16h30, e entre 8 de maio e 16 de dezembro de 2017, às 23h30.

Como lembra Nilson Xavier no site Teledramaturgia, "Por Amor" abordou tabus e temas polêmicos, como alcoolismo, preconceito racial, bissexualidade, jogo do bicho, troca de bebês, além de ter misturado classes sociais e colocado os emergentes no cenário nacional. "Sem contar com as centenas de intrigas, trapaças, amores e desamores que compõe o rico universo dramatúrgico de Manoel Carlos", escreve ele.

"Cordel Encantado" estreou no "Vale a Pena Ver de Novo" em 14 de janeiro de 2019 e vai terminar em 3 de maio. É um período muito mais curto que o da exibição original, com 143 capítulos, entre 11 de abril e 23 de setembro de 2011. A Globo garante que não vai cortar a trama nesta reprise. A questão é que a faixa de exibição atual do "Vale a Pena Ver de Novo" equivale, em média, a um capítulo e meio de "Cordel Encantado". Isso explica por que ficará menos tempo no ar.

Veja também
Com "alegria", Manoel Carlos revê "Por Amor" prever Hillary presidente
Novela brasileira de 1998 previu Hillary Clinton como presidente dos EUA

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.