Topo
Blog do Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

A pedido de Silvio, SBT exibe três vezes reportagem sobre Bolsonaro no EUA

Mauricio Stycer

2025-03-20T19:01:13

25/03/2019 01h13

O "SBT Brasil" exibiu na última sexta-feira (22) uma reportagem sobre a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Túmulo ao Soldado Desconhecido no cemitério de Arligton (EUA). A mesma matéria voltou ao ar na abertura e na conclusão do "Programa Silvio Santos" neste domingo (24).

Carlos Nascimento assim apresentou o assunto: "No início da semana, o presidente esteve em Washington, nos Estados Unidos, onde visitou o Túmulo do Soldado Desconhecido, monumento que lembra militares não-identificados e mortos em combate. Jair Bolsonaro fez uma homenagem à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial".

Três fatos chamaram a atenção na reportagem. Primeiro, que a visita não teve maior destaque no telejornal no dia em que ocorreu, na terça-feira (19). Segundo, a duração, de mais de três minutos, tempo suficiente para o espectador ouvir os hinos do Brasil e dos Estados Unidos quase na íntegra. Terceiro, a ausência de um repórter no local – as imagens exibidas não mostraram a presença de qualquer profissional da emissora.

Mais curioso ainda, a reportagem foi exibida duas vezes, no início e no fim do "Programa Silvio Santos" neste domingo (24). O pedido para esta dupla inserção, claro, foi do próprio apresentador e dono do SBT, que ainda está de férias. Será a volta de "A Semana do Presidente"?

Para quem não se lembra, ou não tinha idade, trata-se de um quadro de propaganda governamental que o jornalismo do SBT começou a exibir dentro do "Programa Silvio Santos" a partir de 1981, durante o governo João Figueiredo, e manteve no ar até o governo FHC.

Abaixo um exemplo do quadro:

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.