Topo

Com cara de “déjà vu”, Top Chef lembra MasterChef nas qualidades e defeitos

Mauricio Stycer

04/04/2019 00h14

Os jurados (ao fundo) encaram os candidatos do "Top Chef", reality culinário da Record

Formato lançado nos Estados Unidos em 2006, o "Top Chef" chegou ao Brasil só agora, 13 anos depois, pelas mãos da produtora Floresta e da RecordTV. Com o renomado chef Felipe Bronze no comando, ajudado pelo chef francês Emmanuel Bassoueil e a jornalista Ailin Aleixo, o programa estreou com a aparência de "déjá vu".

Quase tudo lembra o "MasterChef" – os três jurados (um francês), as provas, a contagem regressiva, os braços levantados dos candidatos, a edição, os VTs com as reconstituições, as frases feitas, as câmeras, o cenário e a longa duração. O formato apresentado pela Band desde 2014 foi lançado na Inglaterra, em 2005.

Um mérito do "Top Chef" é mostrar que o apresentador, função de Ana Paula Padrão na Band, é realmente dispensável. Bronze cumpre, sem maiores dificuldades, a dupla tarefa de principal jurado e a pessoa que faz as honras da cozinha, dando instruções e ordens.

Felipe Bronze (esq.). Emmanuel Bassoueil e Ailin Aleixo, os três jurados do "Top Chef"

Enquanto Aleixo e Bassoueil se mostraram tímidos na estreia, o carioquíssimo Bronze reuniu várias das características dos três jurados do "MasterChef": teve momentos de muita ironia, como Érick Jacquin, grosseria, como Henrique Fogaça, e compreensão, como Paola Carosella.

Bronze não decepciona quem gosta de chefs exibidos e um pouco arrogantes. "Na cozinha, só os fortes sobrevivem", avisou. "Uma competição como o 'Top Chef' não admite mentira", prosseguiu. "A melhor coisa que posso fazer é ser o mais exigente possível", concluiu.

Chamou a proposta de um candidato de "quase arrogante". E disse sobre o prato de outro que "é mais bonito de olhar do que gostoso de comer".

Um diferencial do programa da Record é o confinamento – os 16 participantes passaram o período de gravação numa casa confortável e a edição mostra bastidores desta vivência. Neste primeiro episódio, porém, não houve nada de especial para exibir, além de reminiscências da competição, tédio e papo furado, tal como no atual "BBB19". Pelo spoiler exibido no fim, o clima vai esquentar no próximo episódio. Vamos ver.

"Top Chef" vai ao ar por 13 semanas, sempre às quartas-feiras. O vencedor, entre 16 participantes, levará um prêmio de R$ 300 mil. Para quem é fã de programas do gênero, é um prato feito, com perdão do jogo de palavras.

Audiência: Dados prévios do Ibope indicam que "Top Chef" teve uma estreia razoável, dentro da média da Record no horário. O programa marcou 6,7 pontos, ficando em terceiro lugar, atrás da Globo (20,4) e do SBT (9,3), à frente de RedeTV! (2,4) e Band (1). Os dados podem sofrer alteração nesta quinta-feira, quando o Ibope divulgar os números consolidados.

Veja também
Reality usa confinamento e "sofisticação" para se diferenciar de MasterChef

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.