Topo

Ator Julio Andrade estreia como diretor em episódio especial de Sob Pressão

Mauricio Stycer

15/04/2019 05h01

Melhor série que a Globo exibiu nos últimos dois anos, "Sob Pressão" volta ao ar em maio para a sua terceira e última temporada com algumas boas novidades. Uma delas é a estreia do ator Julio Andrade na função de diretor de alguns episódios.

Na pele do médico Evandro, Julio Andrade continua como o protagonista da série, ao lado de Marjorie Estiano (Carolina). Exibido em dezembro de 2018, o último episódio da segunda temporada mostrou o fechamento do hospital Luiz Carlos Macedo, onde eles trabalhavam, devido a um escândalo de corrupção e desvio de recursos. "O Brasil é um país doente", diz Evandro na emocionante cena final.

A terceira temporada começa com Evandro e Carolina indo buscar ajuda no São Tomé Apóstolo, hospital religioso onde agora Décio (Bruno Garcia) atua como clínico-geral. A dupla acaba sendo convidada para trabalhar no local, que fica próximo a uma comunidade liderada pela milícia.

Os principais personagens que estiverem nas duas primeiras temporadas continuam na terceira. Uma grande novidade na equipe médica é a recém-chegada infectologista Vera, vivida por Drica Moraes. Também são novos o anestesista Gustavo (Marcelo Batista) e a enfermeira Simone (Jana Guinond).

Em um dos episódios, o chefe da milícia, ferido, invade o hospital e, armado, rende Carolina e a obriga a atendê-lo. Este episódio foi filmado inteiramente em três planos sequência. "Tudo tinha que acontecer em tempo linear. Ele foi escrito para acontecer em três planos sequências com dois breaks. Filmamos cada um de forma espaçada. Cada plano foi rodado após muito ensaio", diz o diretor Andrucha Waddington.

Julio Andrade codirigiu este episódio. "Ele dirigiu de dentro da cena e eu, de fora. Foi uma dobradinha superbacana. O Julio é muito talentoso como diretor também. O convite foi feito ainda na segunda temporada e foi acontecendo naturalmente. Quando ele não estava gravando, tinha muita curiosidade, estava sempre interessado em ver e acompanhar. Então, fizemos o convite e ele ficou muito feliz", conta Andrucha no material de divulgação da série.

A terceira temporada de "Sob Pressão" tem direção artística de Andrucha Waddington e direção de Mini Kerti, Rebeca Diniz, Pedro Waddington e Julio Andrade. Foi escrita por Lucas Paraizo com Marcio Alemão, André Sirângelo, Claudia Jouvin, Flavio Araújo e Pedro Riguetti. A série é uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes.

Veja também
Autor de "Sob Pressão" brinca e diz que tem assunto para 28 anos de série
"MacGyver do SUS" é a aposta da Globo em Sob Pressão, série médica realista

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.