Topo
Blog do Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

"O cidadão honesto exigiu o direito de ter sua arma", diz editorial da Band

Mauricio Stycer

2011-05-20T19:02:47

11/05/2019 02h47

Questionado dentro do Congresso, inclusive por uma bancada que apoia o governo, assim como pela maioria dos estudiosos de segurança pública e por setores da mídia, o decreto presidencial que ampliou o direito ao porte de armas encontrou um aliado na televisão.

Nesta sexta-feira, no "Jornal da Band", o apresentador Rafael Colombo leu um editorial com a posição do canal, que faz uma defesa entusiasmada do decreto divulgado pelo governo na última quarta-feira (veja o vídeo acima).

O texto, inicialmente, classifica como "equivocadas" as críticas às medidas. "Não se trata de porte indiscriminado de arma", diz a Band. "Nada a ver com a cena de um cidadão circulando pela cidade quando bem entender com um revólver na cintura".

Alarmista, o editorial afirma: "Não se fuja, no entanto, do fato de que as armas já estão na vida do país, mas nas mãos dos bandidos". E conclui que o decreto corresponde a um desejo expresso na eleição de Bolsonaro: "O cidadão honesto exigiu o direito de ter a sua arma", afirma o texto.

Nem a Secretaria de Comunicação da Presidência teria sido capaz de uma mensagem tão enfática.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.