Ibope: Apesar da perda de assinantes, TV paga vê crescer o tempo de uso
Apesar da perda irrefreável de assinantes desde 2015, o mercado de TV paga no Brasil está festejando dados divulgados pelo Kantar Ibope nesta quarta-feira (31) sobre o crescimento do tempo dedicado a ver televisão. A pesquisa foi apresentada por Melissa Vogel, CEO da empresa, no Pay-TV Fórum, em São Paulo.
Realizada nos 15 mercados com aferição regular de TV, com amostra de 29.988 domicílios, a pesquisa indicou que 40% dos entrevistados possuem TV por assinatura e consumiram, em média, no primeiro semestre de 2019, 3 horas e 24 minutos por dia vendo televisão. Há cinco anos, a média era de 3 horas e 7 minutos.
Em novembro de 2014 havia 19,7 milhões de residências no país com pontos de TV paga. Foi o ponto mais alto. Em abril de 2019, segundo dados da Anatel, esse número chegou a 17 milhões. É uma perda de quase 3 milhões de assinantes.
A pesquisa confirmou a tese do setor de que a queda no número de assinantes se deve à crise econômica e não à Netflix. Questionados por que não assinam pacotes de TV paga, 48% dos entrevistados responderam que o preço é o fator determinante. Entre os que assinam, 78% afirmaram que o principal motivo é ter acesso a conteúdo de qualidade.
Um dado interessante da pesquisa surgiu ao serem comparados os assinantes de pacotes de TV por assinatura com os que pagam por serviços de streaming, como a Netflix. Mais da metade dos entrevistados (52,8%) afirmou ter visto um ou outro no período de uma semana – 23% exclusivamente TV paga, 15% apenas Netflix e 15% os dois.
Na comparação do tempo médio dedicado a um ou o outro durante uma semana, a TV por assinatura (com 16 horas) superou de longe o vídeo on demand (3 horas e 14 minutos).
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.