Topo

Porchat estreia no GNT programa com formato que também cabe na Globo

Mauricio Stycer

06/08/2019 05h01

Claudia Raia, Marcos Veras e Ney Latorraca na estreia de "Que História é Essa, Porchat?"

Dez meses após abrir mão de comandar um talk show na Record, Fabio Porchat volta a estampar o seu nome no título de um programa, agora no canal pago GNT. "Que História é Essa, Porchat?", estreia nesta terça (6), às 22h30, com a ambição de propor um novo formato ao gênero de entrevistas na TV.

Assisti ao episódio de estreia, no qual o apresentador recebe os atores Ney Latorraca, Claudia Raia e Marcos Veras. O roteiro não busca aproximar os convidados em torno de algum tema, nem exige que opinem sobre qualquer assunto. Porchat apenas dá deixas para que cada um conte uma boa história vivida no passado.

E são engraçadíssimas as histórias que os três relatam. Claudia fala de sua experiência no Xingu, atuando no filme "Kuarup" (1989), de Ruy Guerra. Latorraca conta sobre o período em que ganhou muito dinheiro comparecendo a bailes de debutantes em todo o Brasil. E Veras relata a sua iniciação sexual num motel no Rio.

Porchat também recorre à audiência. No episódio de estreia, três espectadores pré-selecionados pela produção contam histórias curiosas que viveram. O cenário, assinado por Daniela Thomas, tem o formato de uma arquibancada, com capacidade para 100 pessoas, dentro dos Estúdios Globo.

Somente ao final dos 50 minutos de programa, no terceiro bloco, numa parte do cenário que imita um bar, Porchat faz algumas perguntas mais diretas aos três entrevistados, mas buscando revelar características pessoais deles, e não opiniões sobre fatos atuais.

Este caráter atemporal de "Que História é Essa, Porchat?" abre a possibilidade de reexibição do programa na TV aberta, no mesmo modelo que o "Lady Night", de Tatá Werneck. Assim como o Multishow, o GNT também é um canal do grupo Globo.

Da mesma forma, também, que o talk show de Tatá, Porchat tem agora a facilidade de contar com os atores do elenco da Globo no seu programa.

O apresentador tem pedido a possíveis participantes que enviem previamente, se possível em áudio, as histórias que pretendem contar no programa. É a maneira que encontrou de selecionar e preparar o roteiro da atração.

Com direção de Mauricio Arruda ("Encontro com Fátima Bernardes" e "Altas Horas") e redação final de Paula Miller, o programa foi criado por Porchat e é produzido pelo Porta dos Fundos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.