Após publicidade disfarçada, "Conversa com Bial" agora avisa sobre merchan
Três dias depois de exibir, sem avisar ao público, uma ação comercial de uma cervejaria no "Conversa com Bial", a Globo mudou de atitude. Na edição de segunda-feira (05), o programa de entrevistas novamente exibiu uma ação comercial, mas desta vez fez questão de dar a maior transparência possível ao fato, deixando claro o patrocínio de uma marca de cosméticos.
Como o blog mostrou no sábado (03), o programa de Bial exibido na quinta-feira (01) girou em torno do documentário "Em Busca da Cerveja Perfeita", realizado pela Ambev, a maior cervejaria do mundo. O diretor do filme, Heitor Dhalia, foi um dos entrevistados. Houve apenas uma única menção à marca, de passagem, na conversa e o endereço do site do filme apareceu na tela brevemente ao final da entrevista.
A Globo argumentou que estas duas menções seriam suficientes para deixar claro que se tratava de uma ação comercial. E afirmou que em programas de entretenimento como o de Bial "não há necessidade de exibição de assinatura ou crédito final marcando a ação".
Nesta segunda, o "Conversa com Bial" propôs "uma discussão sobre estereótipos masculinos" e procurou desfazer "mitos sobre masculinidade". Foram entrevistados Felipe Andreoli e seu pai, Luiz Andreoli, e o jornalista Ismael dos Anjos, responsável pelo documentário "O Silêncio dos Homens", realizado pela Natura.
Foi, novamente, uma ação comercial. Mas, diferentemente da anterior, em vários momentos, Bial mencionou a marca, sem esconder. O site da empresa também foi divulgado abertamente. E no final do programa, contrariando a nota divulgada pela Globo no sábado, aparece a "assinatura" da ação claramente na tela: "Merchandising: Natura".
Questionei a Globo a respeito da nova atitude. "O que aconteceu apenas foi que, diante da repercussão, resolvemos deixar mais claro para o público", reconheceu a emissora.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.