Topo
Blog do Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

Canal Brasil exibe série sobre fotógrafos que construíram a imagem do país

Mauricio Stycer

02/09/2019 05h01

Estreia nesta segunda-feira (02) uma série documental de muita qualidade sobre a história da fotografia no Brasil. Dirigida por Lauro Escorel, "Itinerários do Olhar" conta, em cinco episódios, os caminhos seguidos por dez fotógrafos entre meados do século 19 e os anos 1960.

A cada episódio, o programa acompanha a trajetória de dois fotógrafos. Na estreia, o português Insley Pacheco e o francês Marc Ferrez (autor da foto ao lado, de 1884), que estão entre os pioneiros da fotografia no país. Depois, são exibidos os trabalhos e a carreiras de Valério Vieira e Vincenzo Pastore, Alice Brill e Hildegard Rosenthal, Marcel Gautherot e Pierre Verger, e José Medeiros e Thomaz Farkas.

"A série nasceu do desejo de compartilhar com o público a força e a beleza das imagens dos fotógrafos que apresentamos nos cinco episódios", diz Escorel ao blog. "As fotografias selecionadas transparecem o olhar humanista, cheio de afeto pelo nosso país e suas gentes, daqueles fotógrafos, no período de construção de nossa imagem enquanto nação".

A série mostra fotografias conhecidas e também desconhecidas do público, localizadas em pesquisa realizada em importantes acervos do país, com destaque para o Instituto Moreira Salles, Fundação Pierre Verger, Biblioteca Nacional, Museu Imperial e Museu Paulista. "Vi ali a possibilidade de apresentar um conjunto de fotografias que nos permite entender quem fomos e que pode nos ajudar a refletir sobre os descaminhos do tempo presente."

Os episódios serão exibidos às segundas, às 20h30, com reprises às quartas, às 7h30, e às quintas, às 14h30.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.