Topo

JN faz questão de registrar que Bolsonaro assistiu Chaves no Multishow

Mauricio Stycer

09/09/2019 21h10

O "Jornal Nacional" observou que Bolsonaro estava vendo Chaves no Multishow

O presidente Jair Bolsonaro divulgou na manhã desta segunda-feira (09) um vídeo no qual aparece assistindo a um episódio de "Chaves" na televisão. Muita gente imaginou que a menção ao programa foi uma gentileza com o SBT, que exibe "Chaves" desde 1984. Mas, com muita astúcia, os fãs da série logo se deram conta, pelo horário da postagem, às 8h27 da manhã, que o presidente estava vendo o episódio "Um Festival De Vizinhos- Parte 2" no canal Multishow.

No "Jornal Nacional", à noite, ao relatar o dia do presidente, o repórter César Menezes fez questão de registrar: "De manhã, Bolsonaro postou um vídeo numa rede social. Ele estava assistindo TV no Multishow, canal por assinatura da Globosat."

A ironia tem explicação. O presidente tem sinalizado abertamente a sua simpatia pelo SBT e pela Record e dado seguidas declarações hostis em relação à Globo. Na semana passada, por exemplo, questionado sobre os 50 anos do "Jornal Nacional", disse: "Como não tem mais teta, não estão mamando mais, não tem mais propaganda oficial do governo, o esporte agora é me atacar. Não vão conseguir, o couro aqui é grosso".

Nem o "SBT Brasil" nem o "Jornal da Record" mencionaram "Chaves" ou mostraram as imagens do seriado divulgadas no vídeo de Bolsonaro. "Pela manhã, o presidente publicou um vídeo em que aparece bem-humorado vendo televisão", disse o telejornal do SBT. "Mais cedo, divulgou um vídeo nas redes sociais assistindo televisão", afirmou o noticiário da Record.

Depois de décadas como uma exclusividade do SBT, "Chaves" também passou a ser apresentado no Multishow, do grupo Globo, em 2018.

Veja também
Bolsonaro na vila do Chaves: Globo faz sátira com presidente e seriado

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.