Topo

“A Dona da Chantagem”: recurso batido já foi usado oito vezes na novela

Mauricio Stycer

11/09/2019 21h27

Fabiana chantageia Josiane com uma foto comprometedora

Que "A Dona do Pedaço" foi uma novela idealizada às pressas todo mundo sabe. Walcyr Carrasco já falou abertamente sobre isso no "Altas Horas". "Escrevi a sinopse em duas semanas, com todos os personagens e toda a história. Não planejei tanto assim", contou.

Um dos muitos pontos fracos é a repetição de recursos batidos para fazer a trama avançar. Um dos mais usados é a chantagem. Sete personagens já recorreram ou vão recorrer a este crime para resolver problemas. A campeã é Fabiana (Nathalia Dill), que já chantageou quatro personagens.

"Chantagem? Essa palavra é muito forte", diz Fabiana ao chantagear Josiane

Nesta quarta-feira (11), a moça criada em convento, como ela sempre lembra, chantageou Josiane (Agatha Moreira) pela segunda vez – e anunciou que a chantageará sempre que precisar de dinheiro. O diálogo teve requintes de humor:

Josiane: Para de se fazer de santa. Você vem aqui dizendo que foi criada em convento, mas isso que você está fazendo é chantagem!
Fabiana: Não! Não!. Não fala essa palavra. Não gosto dessa palavra. Essa palavra é muito forte.
Josiane: Mas é chantagem, sim.

Josiane, aliás, é a vilã mais mequetrefe dos últimos tempos. Esta é a quinta chantagem que ela sofre desde o início da novela. Dois chantagistas, um deles o mais burro da história das novelas, morreram ao tentar extorquir a moça. Já Rael (Rafael Queiroz) e Fabiana foram bem-sucedidos até agora.

Aliás, a moça criada em convento é especialista no assunto – já deu a volta, recorrendo a chantagem, até nos poderosos Agno (Malvino Salvador) e Otavio (José de Abreu). Veja abaixo a lista completa de quem mais já chantageou e quem foi chantageado até agora em "A Dona do Pedaço":

Fabiana já chantageou
Agno
Otavio
Josiane (duas vezes)
Rock/Britney

Josiane já foi chantageada por
Jardel
Lucas
Rael
Fabiana (duas vezes)

Josiane chantageou
Gladys

Camilo já chantageou
Vivi
Fabiana

Alguém sabe dizer por que Josiane odeia tanto a mãe?

Atualizado em 18/9.

Veja também
Novela é emoção e o público adora os absurdos da trama, diz Silvio de Abreu
"A Trouxa do Pedaço": Walcyr comete erro crucial com protagonista da novela

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.