Novo projeto e reforma não revertem queda na audiência do Jornal da Record
Depois de um primeiro quadrimestre razoável, com médias entre 8 e 9 pontos, o "Jornal da Record" começou a perder audiência em maio e não parou mais de cair. Nem mesmo a profunda reforma realizada neste início de setembro conteve a fuga de público.
Dados do Kantar Ibope referentes a São Paulo, o principal mercado do país, mostram que o principal telejornal da Record teve um início de ano razoável com médias de 8,3 e 8,7 pontos em janeiro e fevereiro, alcançou o seu pico em março, com 9,2 e retornou para 8,1 em abril.
A partir daí começa uma queda que chama a atenção. Em maio e junho, a média do telejornal foi de 7 pontos, em julho caiu para 6,6 e em agosto despencou para 5,6. Fato raro, nas duas últimas semanas de agosto o JR não aparece nem entre os dez programas mais assistidos da emissora.
No dia 10 de setembro estreou o projeto multiplataforma e o cenário novo, mas a média dos primeiros 18 dias do mês está em 5,4 pontos. Entre março (média de 9,2) e setembro, o JR perdeu 41% em audiência, uma queda muito significativa.
Uma combinação de fatos ajuda a explicar este resultado. Em 23 de abril, estreou a novela "Jezabel", que antecedia o "Jornal da Record" e cujo resultado em matéria de Ibope não foi bom. Com o fim desta trama bíblica em agosto, a emissora começou a reprisar "O Rico e Lázaro". E em 20 de maio a Globo estreou "A Dona do Pedaço", que elevou a média de audiência da emissora carioca na faixa horária – a mesma do "Jornal da Record.
Ainda que seja tentador, não me parece possível estabelecer uma relação direta entre as oscilações de audiência, para cima ou para baixo, e a linha editorial do telejornal ou a posição política da cúpula da emissora. O apoio de Edir Macedo a Jair Bolsonaro e ao seu governo ocorre sem alterações desde o final do ano passado, sem que isso tenha provocado oscilações no Ibope do JR.
O "Jornal da Record" ocupa seguidamente o terceiro lugar em sua faixa horária desde 14 de março deste ano. Tem perdido para a Globo (com novela) e o SBT (com novela e Ratinho).
Veja também
Na estreia de novo cenário, Jornal da Record exibe série crítica ao governo
Record se distancia de Crivella no caso da cruzada contra beijo gay em HQ
Silvio Santos e Edir Macedo prestigiam Bolsonaro no 7 de Setembro
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.