Disputa nos bastidores antecipou a decisão de reprisar “Avenida Brasil”
Em meados de agosto, um mês antes de a Globo anunciar que "Avenida Brasil" seria reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, a equipe que estava trabalhando no projeto do "Se Joga" foi informada de algo diferente.
Segundo a diretora do programa de variedades, Daniela Gleiser, avisou à equipe, o plano da emissora era fazer uma tripla estreia no mesmo dia com o "Se Joga", "Éramos Seis", a nova novela das 18h, e "Êta Mundo Bom", a trama escolhida para a sessão de reprises.
Era natural que uma informação destas, transmitida a um grupo de pessoas, tenha se espalhado. Em 16 de agosto, após ouvir rumores a respeito, consultei a Globo sobre a escolha de "Êta Mundo Bom", mas a emissora negou. Em resposta, naquela data, ouvi que a novela de Walcyr Carrasco era "uma das opções", mas que o assunto ainda não estava decidido. Nada publiquei, então.
Quase um mês depois, no dia 13 de setembro, segundo "O Globo", Sérgio Guizé gravou chamadas, ao lado do burro Policarpo, promovendo a estreia de "Êta Mundo Bom" no Vale a Pena Ver de Novo. Ou seja, segundo o relato do jornal, a escolha havia sido sacramentada.
Esta chamada, porém, nunca foi ao ar. Precipitação? Pressão?
O fato é que dois dias depois, a Globo informou oficialmente que "Avenida Brasil" foi escolhida para ocupar a sessão de reprises. E no dia 24 de setembro, a emissora comunicou que a novela voltaria ao ar em 7 de outubro, uma semana depois das estreias de "Se Joga" e "Éramos Seis".
A definição do título ("Êta Mundo Bom" ou "Avenida Brasil") colocou em campos opostos dois executivos da Globo. A favor da trama de Carrasco, estava Silvio de Abreu, diretor de Teledramaturgia. Em defesa da novela de João Emanuel Carneiro, entre outros, se posicionou Ricardo Waddington, que dirigiu o núcleo responsável pelo folhetim em 2012 e hoje é diretor de Produção da Globo.
A escolha do título do Vale a Pena Ver de Novo é uma responsabilidade da área de Programação, dirigida por Amauri Soares. Depois de muita hesitação, entendeu-se que "Avenida Brasil" seria neste momento uma arma mais poderosa do que "Êta Mundo Bom". Os dados de audiência da estreia indicam que houve acerto na decisão.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.