“Desafio a Globo a me dar 15 minutos ao vivo no JN”, diz Bolsonaro
Em mais uma entrevista exclusiva à Record, desta vez no "Domingo Espetacular", o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar a Globo pela exibição de uma reportagem no "Jornal Nacional" que associou o seu nome às investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco. Ainda que num tom bem diferente do adotado numa live no Facebook, na última terça-fera (29), Bolsonaro novamente usou palavras pesadas ao se referir à emissora, a quem acusa de persegui-lo.
Em resposta ao repórter Thiago Nolasco, que perguntou se considerava o caso encerrado, Bolsonaro disse que não, iniciando uma longa fala, de quatro minutos seguidos, com apenas uma breve interrupção, com críticas ao governador do Rio, Wilson Witzel, e à Rede Globo.
"Porque não pode uma emissora de televisão, como a Globo, jogar um balde de coisa suja em cima de mim, naquela matéria da semana passada, e depois fica por isso mesmo. Não", disse o presidente.
"Primeiro, a Rede Globo de Televisão tem que explicar quem é que vazou um processo que corria em segredo de Justiça para eles", afirmou, ignorando que a emissora tem o direito constitucional de preservar as suas fontes.
Mais para frente, Bolsonaro voltou a fazer esta cobrança: "Então, sou uma pessoa que sou constantemente perseguida. E comprovo, com este último caso da senhora Marielle Franco. Desculpa aqui o linguajar: é um jornalismo sujo por parte da TV Globo. Inclusive eu os tenho desafiado: 'TV Globo, me dá um espaço de 15 minutos, ao vivo, no Jornal Nacional pra explicar isso e mais coisas. E obviamente vou cobrar de vocês quem vazou isso para vocês'."
Por fim, Bolsonaro reclamou de não ter sido ouvido no dia em que a reportagem foi ao ar. O presidente estava na Arábia Saudita, com fuso horário de mais seis horas, e apenas o seu advogado, no Brasil, falou com o telejornal. A Globo contava com a jornalista Delis Ortiz em Riad, acompanhando a viagem presidencial.
"Poderia ter um link ao vivo comigo sem problema nenhum. Agora, lamentavelmente, a TV Globo faz a matéria, diz que não é verdade, diz que eu estou em Brasília, fez por quê? Pra mais uma vez dar margem a pessoas acharem que eu sou um dos possíveis mandantes da senhora Marielle Franco", reclamou Bolsonaro.
Veja também
Bolsonaro: '80% de chance de eu sair do PSL e 90% de criar um novo partido'
Advogado de Bolsonaro sonegou informação sobre áudio, diz diretor da TV Globo
* * *
Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa-redonda sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.