Topo

“Desafio a Globo a me dar 15 minutos ao vivo no JN”, diz Bolsonaro

Mauricio Stycer

03/11/2019 23h02

O presidente Jair Bolsonaro dá entrevista ao repórter Thiago Nolasco no Palácio do Alvorada

Em mais uma entrevista exclusiva à Record, desta vez no "Domingo Espetacular", o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar a Globo pela exibição de uma reportagem no "Jornal Nacional" que associou o seu nome às investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco. Ainda que num tom bem diferente do adotado numa live no Facebook, na última terça-fera (29), Bolsonaro novamente usou palavras pesadas ao se referir à emissora, a quem acusa de persegui-lo.

Em resposta ao repórter Thiago Nolasco, que perguntou se considerava o caso encerrado, Bolsonaro disse que não, iniciando uma longa fala, de quatro minutos seguidos, com apenas uma breve interrupção, com críticas ao governador do Rio, Wilson Witzel, e à Rede Globo.

"Porque não pode uma emissora de televisão, como a Globo, jogar um balde de coisa suja em cima de mim, naquela matéria da semana passada, e depois fica por isso mesmo. Não", disse o presidente.

"Primeiro, a Rede Globo de Televisão tem que explicar quem é que vazou um processo que corria em segredo de Justiça para eles", afirmou, ignorando que a emissora tem o direito constitucional de preservar as suas fontes.

Mais para frente, Bolsonaro voltou a fazer esta cobrança: "Então, sou uma pessoa que sou constantemente perseguida. E comprovo, com este último caso da senhora Marielle Franco. Desculpa aqui o linguajar: é um jornalismo sujo por parte da TV Globo. Inclusive eu os tenho desafiado: 'TV Globo, me dá um espaço de 15 minutos, ao vivo, no Jornal Nacional pra explicar isso e mais coisas. E obviamente vou cobrar de vocês quem vazou isso para vocês'."

Por fim, Bolsonaro reclamou de não ter sido ouvido no dia em que a reportagem foi ao ar. O presidente estava na Arábia Saudita, com fuso horário de mais seis horas, e apenas o seu advogado, no Brasil, falou com o telejornal. A Globo contava com a jornalista Delis Ortiz em Riad, acompanhando a viagem presidencial.

"Poderia ter um link ao vivo comigo sem problema nenhum. Agora, lamentavelmente, a TV Globo faz a matéria, diz que não é verdade, diz que eu estou em Brasília, fez por quê? Pra mais uma vez dar margem a pessoas acharem que eu sou um dos possíveis mandantes da senhora Marielle Franco", reclamou Bolsonaro.

Veja também
Bolsonaro: '80% de chance de eu sair do PSL e 90% de criar um novo partido'
Advogado de Bolsonaro sonegou informação sobre áudio, diz diretor da TV Globo

* * *

Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa-redonda sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.