Réveillon dramático para Manu e para o público de A Vida da Gente
Na última semana de 2011, a novela das seis da Globo, A Vida da Gente, bateu seu recorde de audiência com intensas cenas dramáticas em que Manuela (Marjorie Estiano) flagra um beijo entre seu marido Rodrigo (Rafael Cardoso) e sua irmã Ana (Fernanda Vasconcellos), e as consequências advindas posteriormente. Poderia ser mais um batido triângulo amoroso, tão comum em nossos folhetins. Mas não no caso de A Vida da Gente. A novela de Lícia Manzo vai muito além.
Com uma narrativa que lembra a do seriado dramático americano, A Vida da Gente é de um conteúdo pouco visto na televisão brasileira, principalmente em novelas. Chamou até mesmo a atenção do Ministério da Justiça, que em novembro reclassificou a trama para "não recomendada para menores de 10 anos", acusando-a de "angustiante" (entre outras coisas). O que se vê no ar pode até ser angustiante, mas temos de convir que seja de uma qualidade irretocável.
Percebe-se durante a exibição dos capítulos (e meu ponto de medida é o Twitter) uma verdadeira catarse, que faz com que o público vibre e se emocione junto com os personagens. E essa reação só funciona quando o tom naturalista dado ao drama psicológico é tratado com toda a sensibilidade que a situação exige – o que A Vida da Gente faz com propriedade.
Não vou aqui enumerar todas as qualidades da novela, já bastante decantadas. Mas essa comoção generalizada não poderia significar outra coisa senão o reflexo da penetração da novela e do fascínio que ela exerce sobre o seu público – não importando se Ana ou Manu tocam diferente em cada um dos que torcem por uma ou outra personagem. E a novela não passa despercebida nem mesmo pelos que dizem não gostar e a acusam de "triste demais". Ou "angustiante", como quer o MJ.
No capítulo de sábado, último dia do ano, em que os personagens celebravam o réveillon, a autora reservou um dos momentos mais dramáticos até agora. Foi um réveillon difícil para Manu, que não sabe o que fazer com a decepção que passou. E igualmente difícil para quem assistiu. Que o capítulo não tenha estragado o réveillon de ninguém!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.