Topo

Os personagens que fizeram o sucesso de “Fina Estampa”

Nilson Xavier

27/01/2012 07h30

Fina Estampa entrou em sua reta final. Faltam dois meses para o término da novela, que totalizará 185 capítulos em 23 de março. Depois de cinco meses no ar, já dá para saber o que funcionou dentro da trama de Aguinaldo Silva e quais foram os destaques no elenco.

Algumas das melhores cenas da novela são as que envolvem Tereza Cristina (Christiane Torloni), Crô (Marcelo Serrado) e Baltazar (Alexandre Nero) – cada personagem dentro de sua caricatura. Com texto afiadíssimo, o autor dá mais uma prova de porque é considerado um de nossos melhores roteiristas de televisão. Os atores, em suas interpretações e no timing que o texto exige, dão um show à parte.

Carolina Dieckmann e José Mayer, apesar de toda a estranheza inicial que seus tipos causaram, também se destacam no elenco. Ela como uma piriguete memorável. Ele, fugindo do estereótipo do galã pegador. E Eva Wilma, como Tia Íris, tem bons momentos, apesar da semelhança – proposital – com Altiva, sua personagem em outra trama de Aguinaldo, A Indomada (1997).

Em minha opinião, estes personagens e seus intérpretes são os responsáveis pelo sucesso incontestável de Fina Estampa. A protagonista Griselda, de Lília Cabral, ainda me soa muito maniqueísta e chata. Talvez fosse uma personagem mais interessante se o autor tivesse levado adiante a ideia inicial de usá-la para questionar "o ser e o parecer" – o que justificaria o título da novela.

Opine: quais personagens deram certo em Fina Estampa?

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier