Topo

O dia em que Fernanda Montenegro ganhou o Oscar, na ficção

Nilson Xavier

27/02/2012 14h15

Em 1999 vimos Fernanda Montenegro perder o Oscar de Melhor Atriz para Gwyneth Paltrow. A atriz brasileira concorria pela sua atuação no filme Central do Brasil, de Walter Salles. Já Paltrow atuou em Shakespeare Apaixonado – que inclusive levou o Oscar de melhor filme naquele ano.

Em 2001, o novelista Silvio de Abreu, cinéfilo confesso e amigo de Fernanda, lhe rendeu uma homenagem interessante através da personagem da atriz em sua novela As Filhas da Mãe (direção geral de Jorge Fernando).

Na história, Fernanda vivia Lucinda Maria Barbosa, uma mulher que no passado foi obrigada a abandonar a família e partiu para a Europa, onde fez carreira como uma brilhante diretora de arte do cinema, conhecida como Lulu de Luxemburgo.

A novela começa exatamente no momento em que Lulu de Luxemburgo é agraciada na cerimônia do Oscar com o prêmio de melhor direção de arte. E quem anuncia a vencedora e lhe entrega a estatueta é o próprio Silvio de Abreu, falando inglês e tudo – numa participação em sua novela.

Se na cerimônia do dia 26/02 Sergio Mendes e Carlinhos Brown não levaram o Oscar de melhor canção (pelo filme Rio), fica o consolo de que a arte sempre pode imitar a vida. Que diga Lulu de Luxemburgo.

Saiba mais sobre As Filhas da Mãe no site Teledramaturgia.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier