Topo

Relembre os trabalhos de Marcelo Serrado na TV antes de ele ser o Crô

Nilson Xavier

29/02/2012 14h58

com Alexandre Nero em "Fina Estampa"

Atualmente o ator Marcelo Serrado faz sucesso como Crodoaldo Valério, o Crô, em Fina Estampa, uma das razões de ser da novela de Aguinaldo Silva. Carioca da gema, Marcelo Magalhães Serrado nasceu em 10 de fevereiro de 1967 e começou sua carreira na TV em 1987, participando da novela Corpo Santo, da Manchete. De lá para cá, foram 18 novelas, 4 minisséries e participações em séries e programas como Você Decide, Brava Gente, Sítio do Picapau Amarelo, A Diarista, Sob Nova Direção e Mandrake, além de filmes, como Malu de Bicicleta.

Carlinhos em Corpo Santo (trama de José Louzeiro e Cláudio MacDowell) e Antônio em Pacto de Sangue (de Regina Braga, já na Globo, em 1989) foram os primeiros papeis de Marcelo Serrado em novelas.

Na minissérie Desejo, de Glória Perez, apresentada em 1990, o ator foi Quidinho, um dos filhos do problemático casal Euclides da Cunha e Ana de Assis (Tarcísio Meira e Vera Fischer).

Ainda em 1990, Marcelo viveu Robin em Mico Preto, novela escrita por Marcílio Moraes, Leonor Bassères e Euclydes Marinho. Na trama, ele era apaixonado por Kathrine (Daniela Camargo), que por sua vez envolveu-se com seu primo Jota (Charles Möeller), formando assim um triângulo amoroso.

Logo depois, Marcelo Serrado atuou em uma novela do SBT, Brasileiras e Brasileiros, escrita por Carlos Alberto Sofredini e Wálter Avancini, onde viveu o personagem Boca.

Em 1991, de volta à Globo, trabalhou pela primeira vez com Gilberto Braga, na novela O Dono do Mundo, onde interpretou Umberto – primo da protagonista Márcia (Malu Mader) – que namorava Iara (Daniela Perez).

em "Mico Preto", "O Dono do Mundo", "Anos Rebeldes" e "Por Amor"

Em Anos Rebeldes (1992), minissérie de sucesso de Gilberto Braga, Marcelo Serrado foi Edgar, apaixonado por Maria Lúcia (Malu Mader). Ela vivia dividida entre a segurança ao lado de Edgar e uma vida atribulada com João Alfredo (Cássio Gabus Mendes), seu verdadeiro amor.

Seu trabalho seguinte foi O Mapa da Mina (1993), última novela de Cassiano Gabus Mendes, em que interpretou – de cabelos loiros – Silvio, um homem machista que podava a mulher Laís (Bianca Byngton) e se envolvia com a bela Nadir (Luísa Brunet).

Em Quatro por Quatro (1994), comédia de Carlos Lombardi, Marcelo Serrado foi o aloprado Danilo, irmão de Babalu (Letícia Spiller). O ator fez uma dobradinha de humor com Drica Moraes, sua mulher na novela.

Em 1996, em Quem É Você (escrita por Solange Castro Neves e Lauro César Muniz), o ator viveu Yúri, que tinha uma paixão juvenil e não correspondida pela protagonista Maria Luiza (Elizabeth Savala).

Em Por Amor (1997-1998), sucesso de Manoel Carlos, Marcelo Serrado foi o jovem médico César, que fez o parto de Eduarda (Gabriela Duarte), mas trocou o bebê morto dela pelo recém-nascido filho de Helena (Regina Duarte), mãe da moça. A troca das crianças foi feita com a conivência de Helena, que não suportaria ver o sofrimento de Eduarda, já que ela não poderia mais ter filhos.

com Luana Piovani em "Labirinto"

Em 1998, Marcelo Serrado participou de outra minissérie de Gilberto Braga: em Labirinto ele foi Júnior, o inseguro filho do milionário Otacílio Martins Fraga (Paulo José), misteriosamente assassinado numa festa de revéillon, no início da trama. Júnior era namorado da interesseira Virgínia (Luana Piovani), que se apaixonou pelo amigo dele, André (Fábio Assunção). Ao final descobria-se que Júnior era o assassino do próprio pai, que sempre o menosprezara.

No remake de Pecado Capital (1998-1999) – escrito por Glória Perez a partir da famosa novela de Janete Clair – Marcelo Serrado viveu Vinícius, papel que havia sido de Marco Nanini na primeira versão da novela. Vinícius apareceu na segunda metade da trama. Ele era o filho de Salviano Lisboa (Francisco Cuoco) que vivia nos Estados Unidos e retornou ao Brasil para infernizar a relação do pai com a jovem Lucinha (Carolina Ferraz).

Na novela Força de um Desejo (1999-2000) – de Gilberto Braga, Alcides Nogueira e Sérgio Marques – o ator foi Mariano Xavier, um jovem abolicionista que se apaixonou pela escrava branca Olívia (Cláudia Abreu) e lutava para livrá-la das garras de seu algoz, Higino Ventura (Paulo Betti).

em "Força de um Desejo", "Sabor da Paixão", "Mad Maria" e "Prova de Amor"

Na trama de Porto dos Milagres (2001), de Aguinaldo Silva, ele foi Rodolfo Augusto, filho da tresloucada Augusta Eugênia (Arlete Salles), que não aceitava o envolvimento do filho com a prostituta Selminha Aluada (Taís Araújo).

Entre 2002 e 2003, Marcelo Serrado viveu Nelson, o antagonista de Sabor da Paixão, trama de Ana Maria Moretzsohn. Ele era o namorado de Diana (Letícia Spiller) no início, mas ficou possesso quando ela o trocou por Alexandre (Luigi Baricelli) e fez de tudo para impedir o romance dos dois.

Em 2005, o ator foi visto na minissérie Mad Maria (2005), escrita por Benedito Ruy Barbosa, onde viveu o enfermeiro Jim.

No momento em que a Record iniciava uma nova fase em sua Teledramaturgia, Marcelo Serrado foi contratado pela emissora e lá atuou em três novelas vivendo personagens de destaque. Em Prova de Amor (2005-2006, de Tiago Santiago) o ator foi o protagonista Daniel Avelar, um homem que fugia da justiça por ter sido acusado de um crime que não cometeu e tinha que provar sua inocência para ficar ao lado de sua amada, Clarice (Lavínia Vlasak).

com Raul Gazola e Nicola Siri em "Vidas Opostas"

Em Vidas Opostas (2006-2007, de Marcílio Moraes), ele foi o delegado Nogueira, um vilão cruel tanto em casa com a mulher Neusa (Ana Paula Tabalipa), quanto no cumprimento de sua profissão.

Em Poder Paralelo (2009-2010, de Lauro César Muniz), Marcelo Serrado foi Bruno Villar, casado com Maura (Adriana Garambone) e amante da atriz Fernanda Lira (Paloma Duarte). O protagonista Tony Castellamare (Gabriel Braga Nunes) desconfiava que Bruno fosse "o Guri", um bandido que comandava uma organização criminosa. Mas, ao final, descobria-se que Bruno, apesar de envolvido com negócios escusos, não era o Guri.

com Gabriel Braga Nunes e Paloma Duarte em "Poder Paralelo"

Crô é sem dúvida um dos personagens mais marcantes da carreira de Marcelo Serrado e – talvez – o maior destaque em Fina Estampa.

Comente: quais outros personagens de Marcelo Serrado você gostou?

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier