Topo

Edição do Troféu Imprensa foi questionável mas divertiu

Nilson Xavier

26/03/2012 12h01

Neste domingo, 25/03, Silvio Santos promoveu mais uma edição do Troféu Imprensa. Lembro que quando eu era criança e adolescente, acompanhava com seriedade a atração, uma das mais antigas da nossa TV. Por seu histórico e popularidade, o Troféu Imprensa sempre é lembrado como um prêmio de televisão almejado pelos candidatos. E até importante. E soa assim, principalmente pela sua imparcialidade, visto que ele premia atrações de todas as emissoras – diferente de alguns prêmios entregues por outros canais, que prestigiam apenas as emissoras que os promovem.

Mas o que se viu ontem destoa de todo o histórico do troféu. Um verdadeiro festival de gafes entre Silvio Santos, o júri, a plateia e os convidados, apimentadas pela troca de farpas entre Décio Piccinini e Nelson Rúbens e a língua afiada de Leão Lobo, ao criticar candidatos. Impossível não rir das piadinhas de Silvio, como sempre um mestre de cerimônias espirituoso. Um programa divertido, um verdadeiro show de humor, acompanhado pelos internautas que levaram a hashtag #TrofeuImprensa ao primeiro lugar no Twitter.

Mas tão risível quanto o programa em si, foram alguns candidatos finalistas dentro de algumas categorias. Para ganhar o prêmio, os três finalistas eram escolhidos entre cinco dos jurados presentes. Irei analisar apenas as categorias que mais me dizem respeito: Novela, Ator e Atriz.

Das três finalistas ao Troféu Imprensa de Melhor Atriz do ano passado, achei que o resultado não poderia ser mais justo. E qualquer uma das que ganhasse seria um bom resultado: Glória Pires – por Norma em Insensato Coração (a minha escolha), Lília Cabral e Christiane Torloni – por Griselda e Tereza Cristina em Fina Estampa. Outras atrizes que atuaram no ano passado também poderiam ser citadas: Cássia Kiss por Morde e Assopra, Lília Cabral pela série Divã, Regina Duarte por O Astro, Beth Goulart por Vidas em Jogo e pelo menos quatro atrizes da novela A Vida da Gente, Fernanda Vasconcellos, Marjorie Estiano, Nicette Bruno e Ana Beatriz Nogueira (uma novela feminina por excelência).

A revelação dos candidatos a Melhor Novela de 2011 causou estranheza pela presença da novela teen Rebelde, da Record (as demais foram Cordel Encantado e Fina Estampa). Não desmerecendo Rebelde, o estranhamento está no fato de haverem outras candidatas bem mais fortes e representativas, como Vidas em Jogo, da própria Record, e Insensato Coração, Morde e Assopra, O Astro e A Vida da Gente – indiscutivelmente novelas que tiveram mais repercussão que Rebelde.

Mas o que coroou esta divertida noite de Troféu Imprensa foi sem duvida o pronunciamento aos candidatos a Melhor Ator: Gabriel Braga Nunes por Léo em Insensato Coração (merecido), mais Caio Castro por Antenor em Fina Estampa e Chay Suede por Tomás em Rebelde. Eu vou me abster de discutir a presença dos nomes de Caio Castro e Chay Suede. Apenas lembrarei que 2011 contou com as performances de Marcelo Serrado por Crô em Fina Estampa, Herson Capri por Cortez em Insensato Coração, Humberto Martins por Neco em O Astro, Domingos Montagner por Herculano em Cordel Encantado e André Gonçalves por Áureo em Morde e Assopra.

E o tal Troféu Internet, o prêmio que acompanha o Troféu Imprensa já há alguns anos, torna a situação ainda mais engraçada, beirando o constrangimento: os fãs da novela Rebelde promoveram uma força tarefa na Internet e conseguiram elege-la em todas as categorias possíveis: Melhor Novela, Melhor Ator (Chay Suede), Melhor Atriz (Mel Fronckowiak, que ainda levou o prêmio como Revelação) e melhor conjunto musical (Rebeldes). Parabéns ao #RebeldeTeam! Uma prova de que são bem unidos.

Não vou questionar as regras e critérios para a votação ou escolha dos candidatos aos prêmios. Mesmo porque, se analisarmos os jurados, também parece não haver um critério muito homogêneo com relação às suas escolhas. Décio Piccinini, por exemplo, justificou seu voto de melhor novela a Fina Estampa alegando que ela merece porque foi a maior audiência do ano passado. E Sônia Abrahão parabenizou por Rebelde estar entre as finalistas, já que a novela não é da Globo – desmerecendo assim novelas melhores que deveriam estar lá, independente de emissora.

Se a escolha dos candidatos ao Troféu Imprensa se dá por meio de votação na Internet, o perfil de votantes torna-se bem limitado. E o critério "melhor" pode ser bastante questionável. Usando jargões da própria Internet: "Tem que ver isso aí!". Ou "Critérios, não trabalhamos". Ou ainda: "#puxado!"

Jurados: José Armando Vannucci, Nelson Rubens, Sonia Abrão, Paulo Barboza, Leão Lobo, Keila Jimenez, Décio Piccinini, Valença Sotero, Paulo Cabral e Regina Rito.

Troféu Imprensa:

Cantora – Paula Fernandes
Programa infantil – Carrossel Animado com Patati Patatá
Jornal de TV – Jornal Nacional
Novela – Cordel Encantado
Programa de entrevista – Agora é Tarde
Dupla sertaneja – Victor e Leo
Atriz – Lilia Cabral
Programa humorístico – CQC e Pânico na TV
Animadora ou apresentadora de TV – Eliana
Ator – Gabriel Braga Nunes
Conjunto musical – Exaltasamba
Revelação – Patricia Abravanel
Animador ou apresentador de TV – Rodrigo Faro
Programa jornalístico – Conexão Repórter
Cantor – Roberto Carlos

 Troféu Internet:

Cantora – Paula Fernandes
Programa infantil – Bom Dia & Cia
Jornal de TV – Jornal Nacional
Novela – Rebelde
Programa de entrevista – De Frente com Gabi
Dupla sertaneja – Jorge e Mateus
Atriz – Mel Fronckowiak
Programa humorístico – Pânico na TV
Animadora ou apresentadora de TV – Eliana
Ator – Chay Suede
Conjunto musical – Rebeldes
Revelação – Mel Fronckowiak
Animador ou apresentador de TV – Silvio Santos
Programa jornalístico – Fantástico
Cantor – Michel Teló

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier