Topo

Osmar Prado se destaca em seu retorno a “Amor Eterno Amor”

Nilson Xavier

12/04/2012 07h00

O ator Osmar Prado voltou em cena na novela Amor Eterno Amor, no capítulo desta quarta-feira (11/04) e, pelo visto, movimentará a trama, que andava bem parada até então. Seu personagem, Virgílio, havia aparecido apenas no início da história, na primeira fase. Ele é o pai de criação do protagonista Carlos (Gabriel Braga Nunes), um homem mau e ambicioso que explorava o dom do filho de amansar feras, quando este era criança Com a morte da mãe de criação, Carlos conseguiu fugir do pai cruel. Tentando juntar as peças de seu passado nebuloso, Carlos, já adulto, reencontrou Virgílio, que não via desde a infância.

E eis que surge Osmar Prado numa interpretação irretocável, como o homem simplório que tenta se aproximar do filho. A caracterização perfeita mostra um Virgílio velho e marcado pela passagem do tempo. A cena em que ele tenta se explicar com Carlos e convencê-lo de suas boas intenções chegou a ser tocante. E percebemos as nuances do personagem na despedida com Carlos, quando, sozinho, Virgílio mostra sua verdadeira face, revelando ao público que suas intenções não são tão boas assim.

A autora, Elizabeth Jhin, tem aí a oportunidade de dar um gás em Amor Eterno Amor. Explorar o talento de Osmar Prado e as possibilidades desse bom entrecho é uma chance de alavancar o interesse do público pela novela, que vem sofrendo de um marasmo letárgico. Osmar Prado é um daqueles atores perfeitos para criação de tipos inusitados, da mesma categoria de Lima Duarte,Tony Ramos e outros poucos.

Eis alguns personagens que marcaram a carreira do ator:

Mingo em Bandeira Dois (1971-1972)
Juba em Bicho do Mato (1972)
Amaro em Chega Mais (1980)
Seu Quequé no Tele Romance Seu Quequé (1982)
Tabaco em Roda de Fogo (1986-1987)
Pietro em Vida Nova (1988-1989)
Sérgio Cabeleira em Pedra Sobre Pedra (1992)
Tião Galinha em Renascer (1993)
Zeca em Éramos Seis (1994)
Clóvis Camargo em Sangue do Meu Sangue (1995-1996)
Barnabé de Barros em Meu Bem Querer (1998)
Tomás de Alencar na minissérie Os Maias (2001)
Lobato em O Clone (2001-2002)
Margarido em Chocolate com Pimenta (2003-2004)
Pai de Maria na minissérie Hoje é Dia de Maria (2005)
Barão de Araruna em Sinhá Moça (2006)
Cícero Cassini em Ciranda de Pedra (2008)
Manu Meetha em Caminho das Índias (2009)
Delegado Batoré em Cordel Encantado (2011).

Cite os personagens de Osmar Prado na televisão que você mais gostou!

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier