Topo

José de Abreu faz de Nilo um dos personagens mais interessantes de “Avenida Brasil”

Nilson Xavier

18/05/2012 10h33

É a hora e a vez de José de Abreu em Avenida Brasil. Seu personagem, Nilo – o "velho do saco" como foi apelidado nas redes sociais -, está cada vez mais ganhando espaço na trama de João Emanoel Carneiro.

De coadjuvante – catador de lixo repugnante, bêbado, mau caráter, cruel e com uma ponta de loucura -, Nilo se tornou o foco da atenção dos telespectadores na última semana, quando descobriu o segredo que Rita (Débora Falabella), que engana Carminha (Adriana Esteves) trabalhando na casa dela com outra identidade, Nina, e ainda colocou Betânia (Bianca Comparato) em seu lugar para que fizesse se passar por ela na frente de Carminha.

Claro que Nilo ia querer tirar algum proveito dessas informações. No capítulo de quarta-feira (16/05), ele se aprontou todo para aparecer de surpresa na festa de aniversário de Ivana (Leticia Isnard), na mansão de Tufão (Murilo Benício). A sequência em que Nilo se barbeia e se veste para o evento, é digna de uma opereta, com destaque para a ótima trilha de suspense que se seguiu. Ao saber que Nilo estava presente, tanto Nina quanto Carminha e Max (Marcello Novaes) se desesperaram, pois todos têm o rabo preso com o velho do saco. Mas Nilo logo foi posto para fora da festa, quando Max armou para parecer que ele roubou um relógio.

Na sequência dos acontecimentos, Nilo barganhou com Carminha e Nina o valor de seu silêncio. E nessa, deixa de perder quem paga mais alto. No caso Nina, que aceitou pagar o que ele pediu – o dobro do que ela havia oferecido – e ainda o mimou com um jantar de rei e todo o falso carinho que ela jamais demonstrou antes.

Para quem reclamava que a vingança de Nina estava demorando muito para acontecer, parece que agora a trama de Avenida Brasil ganha um novo fôlego. E nisso tudo, quem ganha é o público, com a brilhante atuação de José de Abreu, que já faz de Nilo um dos personagens mais ricos da novela e um dos melhores momentos de sua carreira.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier